Top 10 dos carros mais vendidos em 2020

Foto: freepik

Sai ano, entra ano e sempre fica aquela expectativa: quais foram os automóveis mais vendidos no ano que terminou, quais são as principais promessas para o ano que se inicia?

Já falamos aqui sobre os grandes lançamentos de 2021 e agora vamos trazer uma “retrospectiva” dos carros mais vendidos em 2020 — considerando os zero quilômetros e de acordo com o Registro Nacional de Veículos Automotores (Renavam). Acompanhe o top 10 — em ordem do menos para o mais vendido.

10º lugar: Fiat Toro

53.981 unidades emplacadas

Por mais que esteja no 10º lugar dos mais vendidos no Brasil, a Fiat Toro ocupa uma outra posição importante. Até maio de 2020 (os números ainda não foram atualizados), era o automático mais comercializado no País.

A Fiat Toro tem a combinação de características de um utilitário esportivo com as de uma picape e a cada ano que passa ganha aperfeiçoamentos. Em 2020, teve retoques visuais, novas versões, conjunto propulsor e outros detalhes que aumentaram o conforto e o desempenho. A Toro tem 10 diferentes opções: modelos, gostos e preços para uso familiar, na cidade, em rodovias, estradas de terra e até fazendas.

9º lugar: Jeep Renegade

56.866 unidades emplacadas

Lançado no mercado em 2015, o Jeep Renegade é hoje um dos mais badalados da indústria automotiva por ser um SUV compacto. O automóvel tem design irreverente inspirado nos antigos Jeep, é bem equipado e confortável.

A linha 2020 marcou o fim da transmissão manual. A versão Sport ainda ganhou alarme perimétrico de série, um novo pacote opcional chamado Uconnect, ar condicionado digital de duas zonas e sensores de estacionamento traseiros.

8º lugar: Volkswagen T-Cross

60.125 unidades emplacadas

Entre os SUVs, o T-Cross foi o mais emplacado em 2020. O modelo é vendido atualmente em quatro versões: Sense, 200 TSI, Comfortline e Highline. A mais barata é voltada para o público PCD (Pessoa com Deficiência) e teve tanta demanda que a montadora precisou parar de aceitar encomendas.

Algumas configurações de 2020 passaram a vir com seletor de modo de condução, iluminação ambiente em LEDs e chave presencial com partida por botão. 

7º lugar: Fiat Argo

65.943 unidades emplacadas

O Fiat Argo surgiu em 2017 com a proposta de substituir os modelos Palio, Punto e Bravo. Hoje, compete com outros modelos hatches — como o Chevrolet Onix, o Hyundai HB20, o Ford Ka e o Peugeot 208, sendo um dos mais emplacados em 2020. 

Ele conta com variantes com motores 1.0 litro, 1.3 litro ou 1.8 litro, transmissões manual e automática.

6º lugar: Ford Ka

67.283 unidades emplacadas

O Ka é um dos carros que mais mudaram desde que foi lançado, em 1997 — o modelo foi “esticado” na segunda geração, ganhando 21 centímetros a partir de 2007. A versão que vemos saindo hoje das montadoras surgiu em 2014, com tamanho ainda maior e carroceria de quatro portas.

O veículo é bastante procurado por motoristas de aplicativo e frotistas no geral, mas também atrai quem busca um carro ágil, bem equipado e econômico.

5º lugar: Volkswagen Gol

70.948 unidades emplacadas

O Gol se mantém firme e forte como um dos modelos mais vendidos da Volkswagen no país. A versão 2020 é uma boa opção para quem procura um hatch automático, com desempenho vigoroso, boas marcas de consumo de combustível, facilidade de revenda e bons custos de manutenção.

4º lugar: Fiat Strada

80.039 unidades emplacadas

A picape pequena da marca italiana chegou a ser líder de vendas em setembro de 2020, mas acabou fechando o ano na quarta posição. A nova geração chegou ao mercado em junho e é um pouco mais enxuta que a anterior. 

Ao invés de sete versões, divididas entre cabine simples, estendida e dupla, a nova geração terá cinco variantes e três acabamentos: Endurance, Freedom e Volcano.

3º lugar: Chevrolet Onix Plus

83.406 unidades emplacadas

Os números mostram que o sedan continua imbatível e que por muito pouco (pouco mais de 3 mil unidades) a Chevrolet não fez uma dobradinha dos mais vendidos no Brasil. 

O Onix Plus, de três volumes, tem entre-eixos alongado na comparação com o hatch. Na parte mecânica, estreou novos propulsores de três cilindros, incluindo uma variação turbinada.

2º lugar: Hyundai HB20

86.507 unidades emplacadas

O Hyundai HB20 causou uma revolução no segmento de compactos no Brasil e, desde seu lançamento, estabeleceu um novo patamar de qualidade entre os carros de entrada do país. 

Os novos modelos tiveram visual atualizado e ficaram mais espaçosos. Além disso, evoluíram no acabamento e vieram com tecnologias inéditas na categoria.

1º lugar: Chevrolet Onix

135.369 unidades emplacadas

Este é o 6º ano consecutivo em que o Chevrolet Onix está no topo das vendas do Brasil e há pelo menos três motivos que explicam isso. 1º) A Chevrolet adota uma boa estratégia para vender seus carros para frotistas; 2º) Sempre há novos lançamentos ou versões, com novos equipamentos; 3º) O preço é sempre competitivo e atraente.

Na última versão foram introduzidos equipamentos de séries inéditos sem que os preços mudassem tanto. 

Esses são os 10 carros mais vendidos em 2020. A lista continua com o Jeep Compass, Renault Kwid, Chevrolet Tracker, Hyundai Creta e Fiat Mobi. Fica a expectativa: quais serão os mais emplacados em 2021? 

Lembre-se: aqui na Ladinho comercializamos todos os modelos e ajudamos a ver qual o mais indicado para o seu perfil. Fale conosco!