3 motivos para o brasileiro amar os carros japoneses



No dia 18 de junho se comemora o Dia Nacional da Imigração Japonesa. A imigração teve início em 1908, quando o navio Kasato Maru aportou no Porto de Santos com as primeiras famílias que vieram para trabalhar nos cafezais do oeste paulista. Hoje, o Brasil tem a maior população japonesa fora do Japão. São cerca de 1,5 milhão de pessoas espalhadas pelos estados de São Paulo, Paraná, Mato Grosso do Sul e Pará. 

Em paralelo à toda contribuição cultural que a comunidade trouxe para o Brasil, ao longo dessas décadas os japoneses também construíram uma relação especial entre os amantes de carros e se tornaram preferência entre esse público. 

Em 2021, uma pesquisa Picodi divulgada pelo site Mobiauto, empresa especializada em comércio online internacional, apontou que a Honda era a fabricante de automóveis mais buscada pelo brasileiro no Google nos últimos quatro anos. A marca foi responsável por mais de 620 mil buscas por mês na ferramenta, no nosso país. 

Marcas japonesas

Os carros japoneses são conhecidos por trazerem uma série de qualidades, que enchem os olhos dos consumidores que buscam por um bom veículo.

Hoje o mercado automobilístico brasileiro oferece as seguintes marcas de veículos japoneses: Honda, Toyota, Nissan, Mitsubishi, Suzuki e Subaru. Todas são levadas como referência quando o assunto é automóvel. 

Mas, afinal, quais são os diferenciais apresentados pelas marcas de carro japonesas?


Baixa manutenção

A parte mecânica dos carros japoneses é muito simples e robusta e eles são fabricados com a intenção de durar muitos anos. Além disso, possuem manutenção mais simplificada e raramente apresentam problemas de difícil solução.


Baixo consumo de combustível

Um dos atrativos dos carros japoneses é seu baixo consumo de combustível. Com motores menores e mais eficientes, eles costumam ser mais econômicos. Alguns modelos como o Honda Civic, Honda Fit e Toyota Corolla ficaram conhecidos no mercado pela sua economia no consumo de combustível.


Baixa desvalorização e alta liquidez

Ninguém quer ter esses dois problemas na hora de revender seu veículo: primeiro que ele sofra alta desvalorização; segundo, que ele fique “encalhado”, sem propostas de compra. Os donos de carros japoneses não costumam sofrer com esses fatores, afinal costumam sofrer baixa desvalorização no mercado. Marcas como Honda e Toyota são bem avaliadas pelos consumidores brasileiros e, consequentemente, mais valorizadas.


Assim, as pesquisas podem até confirmar que os brasileiros adoram os veículos de marcas japonesas. Mas, e você, concorda com essa afirmação?

Se a resposta é “sim”, na Ladinho Veículos encontra uma variedade de carros seminovos e usados dentro desse perfil e ainda pode encomendar o seu 0km da marca e modelo que desejar. Converse com nossos vendedores para saber mais!