Animais no veículo: o que devo saber?




Sempre que surge uma viagem ou um passeio, um dos dilemas dos donos de pets é sobre como eles devem ser transportados nos veículos. Muitas vezes, os condutores não se atentam à lei, mas, além de evitar multas, elas zelam pela segurança do animal. Além disso, alguns cuidados extras podem evitar danos ao interior do veículo, contribuindo com sua boa preservação.

De acordo com o Código de Trânsito Brasileiro é infração média transportar o animal à esquerda ou entre pernas e braços do motorista. A multa é de R$ 85,13. Outra infração, só que grave, é levá-los nas partes externas do veículo. A multa, nesse caso, é de R$ 127,69.

Então, se você tem um pet e pretende levá-lo no carro para dar uma volta, fique atento a essas dicas!


1.Viajar com cães

No caso de cães, a legislação permite que ele seja transportado de algumas formas:

》A primeira opção é utilizar um cinto de segurança para cachorros entre 5 e 50 kg. A função do cinto de segurança é absorver o impacto em caso de colisão do veículo. Mas preste atenção: o cinto envolverá o peito, costas e ombros do seu animalzinho de estimação e isso pode estressá-lo;

》A segunda opção seria a utilização da grade divisória dentro do veículo. Se o cachorro possui mais de 25 kg, é muito agitado e não conseguiu se adaptar ao cinto canino, a grade divisória é a melhor opção. Ela deve ficar posicionada para afastar os passageiros do seu pet;

》Por fim, a terceira opção é a caixa de transporte. Ela é muito utilizada porque é indicada para animais de até 50kg. Todavia, especialistas recomendam que seja utilizada somente para animais de até 25 kg.

E lembre-se: independente da opção escolhida, NUNCA transporte o animal no banco da frente. Se a sua dúvida é sobre o porta-malas ou banco traseiro, a segunda opção é a melhor. Segundo o Código de Trânsito Brasileiro, não é permitido levar cães no porta-malas de carros de modelo sedã; peruas e picapes adaptadas (fechadas) podem levar o pet, embora não seja muito confortável e seguro, especialmente se eles estiverem soltos e fora da caixa.

2. Viajar com gatos

Ao viajar com gatos, alguns cuidados também devem ser tomados. Eles devem ser transportados em caixas de transporte e a primeira dica é não economizar com elas: escolha uma que seja firme, à prova de fugas e sem muitos furos laterais ou na traseira. Desta forma, o gatinho ficará menos nervoso durante o percurso.

Outra boa ideia é consultar um veterinário antes da viagem para verificar a saúde do animal. Em alguns casos mais extremos, eles podem ser medicados para realizarem a viagem sem maiores perturbações.

Inserir, dentro da caixa de transporte, o tapete higiênico no caso do animal fazer suas necessidades fisiológicas também garantirá a ele mais conforto.

3. Cuidados extras

Transportar animais no carro pode ser estressante para eles, o que pode causar alguns transtornos. No caso dos cachorros que forem transportados fora da caixa, a agitação pode vir a danificar o estofado, ou riscar as laterais internas do veículo. Portanto, lembre-se de protegê-lo com uma capa protetora, por exemplo. Afinal, um carro bem preservado é sempre sinônimo de maior valorização na hora da troca.

Além disso, lembre-se de fazer paradas para acalmar o animal e para que ele possa fazer suas necessidades. Se, por qualquer motivo, o animal fizer as necessidades no carro, providencie uma higienização assim que possível para evitar que o odor se perpetue – esse também não será um bom argumento de venda!

Agora que você já sabe a maneira correta de transportar seu “melhor amigo” é só curtir a viagem. Tomando esses cuidados, você zela pela sua segurança, a segurança de sua família e, claro, a segurança de seu amado bichinho.