Ano Vs modelo do carro: entenda as diferenças

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Antes de começar a leitura, pegue o documento do seu carro. Você vai ver que, ao lado da marca/modelo do veículo, há duas datas: uma relacionada ao ano de fabricação e outra ao ano do modelo do automóvel. Elas são iguais ou diferentes?

Se forem diferentes, você tem um carro de duas cabeças! Essa estranha denominação se refere aos veículos em que o ano de fabricação é anterior ao modelo. Isso acontece porque, geralmente no segundo semestre do ano, as montadoras já trazem versões atualizadas do mesmo veículo – e os automóveis saem da fábrica com modelo do ano seguinte.

Saiba que quem está procurando um carro 0km para comprar deve se atentar a esse detalhe e questionar suas prioridades. Vale a pena comprar um carro agora que vai mudar de geração em breve ou é mais vantajoso adquirir um modelo atual com descontos?

Atenção às mudanças


Primeiro, você deve ter a definição de todos os impactos financeiros que o novo veículo trará à sua vida antes de tomar uma decisão. De maneira geral, vale a pena considerar quais são as mudanças na nova geração do veículo e como elas irão impactar em sua vida.

Se a geração atual já contemplar suas necessidades e ainda vir com descontos, pode ser uma ótima escolha. Lembre-se, no entanto, que esse desconto deve ser significativo, porque se a mudança de geração for grande, tende a haver maior depreciação da revenda do modelo com design ultrapassado.

A consultora de vendas da Ladinho Veículos, Isys Cristina Souza, explica que na negociação do veículo, durante a troca, o ano levado em consideração é o do modelo do veículo. Por exemplo: sendo a fabricação 2019 e o modelo 2020, vai agregar um valor maior por considerar o modelo 2020.

“Se a diferença de preço entre um carro 2019/2019 e um 2019/2020 for de aproximadamente 10% do valor, compensa comprar um carro no modelo anterior. Mas, geralmente a diferença de valores reais são bem pequenas”, afirma Isys.

Segundo ela, o lançamento de uma nova geração causa impacto no preço das unidades 0km do modelo, mas não no mercado de usados. Assim, a consultora de vendas explica que aqueles que procuram carros usados priorizam o valor pago; quem quer seminovos, se atenta ao valor e procedência.

Que tal alguns exemplos?

Agora que você já sabe a diferença entre ano de fabricação e modelo, vamos apresentar quatro exemplos de veículos que estarão totalmente reformulados no ano que se aproxima. Os dois primeiros mudam a geração no segundo semestre de 2019 e, portanto, já saem de fábrica com modelo 2020; os dois últimos são esperados para 2020.


Toyota Corolla

Líder de vendas, com mecânica confiável e bom valor de revenda, o Corolla deixa para trás o apelido de “vovôrolla” e vem com completa reformulação estética bastante moderna e jovial.

O novo sedã conta com sete airbags, controles eletrônicos de estabilidade e de tração, vidros elétricos nas quatro portas com acionamento por um toque, rodas de liga leve aro 16, Isofix com Top Tether para cadeirinhas infantis e a nova central multimídia, cuja tela de oito polegadas fica em destaque no alto do painel. E tem mais: é o primeiro com a tecnologia híbrida flex, ou seja, roda com eletricidade, além da gasolina e etanol.

Hyundai HB20

Campeão de vendas da concessionária, o HB20 continua sendo vendido nas versões hatch, sedã e X (aventureira), mas foi completamente atualizado. Além do visual inédito, conta com opção de motor turbo com injeção direta de combustível e 120 cavalos de potência.

Por dentro, o painel de instrumentos tem um conta-giros analógico e um mostrador monocromático digital (essa opção fica restrita às versões mais caras, porém).

A nova versão conta ainda com central multimídia de 8 polegadas com tela sensível ao toque e compatível com Apple CarPlay e Android Auto. O ar-condicionado tem comandos manuais com display digital.

Fiat Strada

Após um ano sem modelos inéditos, a Fiat-Chrysler irá iniciar 2020 com a produção da nova Fiat Strada. A nova picape compacta será vendida nas versões de cabine simples e dupla.

Uma das principais mudanças é que ela terá quatro portas ao invés de usar uma terceira porta menor, como no modelo atual.

A motorização deve ser composta pelo motor 1.4 Fire EVO de 88 cv e 12,5 kgfm na versão de entrada com cabine simples, enquanto os modelos de cabine dupla adotarão o 1.3 Firefly de 109 cv e 14,2 kgfm. Todas utilizarão o câmbio manual de 5 marchas.

Peugeot 208

Bastante esperado para setembro de 2020, o novo Peugeot 208 manterá itens como o painel de instrumentos digital elevado (i-cockpit) e detalhes internos que remetem ao Peugeot 3008 e deverá ter três opções de motorização.

Na opção de entrada, será o 1.2 de três cilindros, com o câmbio manual de 5 marchas. A intermediária terá o 1.6 aspirado de 115 cv, com a opção de adotar a transmissão automática de 6 marchas. No topo de linha estará uma nova motorização, a 1.2 turbo com injeção direta de 130 cv e 20,4 kgfm, sempre com câmbio automático de 6 posições.

O que achou das novas versões?
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