Financiamento ou consórcio de carros: qual a melhor opção?


Comprar um carro novo é o sonho da grande maioria dos brasileiros. Afinal, ter um carro acaba sendo sinônimo de liberdade, de poder ir e vir quando bem entender, não é mesmo? Mas, na hora de comprar o carro, muito acabam optando pelo parcelamento e aí surge a dúvida: “devo optar pelo financiamento ou consórcio de carros?”

Aqui no blog já demos dicas preciosas por aqui sobre como escolher o modelo ideal para você. 

Porém, depois de escolhido o modelo ideal, chega a hora de concretizar a compra, mas a questão é que muitas vezes esse sonho precisa de uma “ajuda” para ser realizado. Ter o valor à vista para a compra de um veículo não é a realidade de todo mundo e, na grande parte das vezes, o consumidor acaba recorrendo a formas de realizar uma compra parcelada deste cobiçado bem.

Ao recorrer a um parcelamento, surge a dúvida sobre qual seria a melhor opção: é melhor procurar um financiamento ou um consórcio para carros. E é aí que se deve avaliar quais são as suas próprias necessidades, pois tudo é muito relativo.

Mas, afinal, quais as semelhanças e diferenças entre estas duas formas de parcelamento?


O que o financiamento e o consórcio têm em comum?

1) Bem de garantia: 

Ambos aceitam carros novos (zero km), assim como veículos seminovos (usados). Para os seminovos, é importante verificar junto à financeira, banco ou administradora de consórcio qual o ano do usado admitido para compra.

2) Alienação

Nos dois casos o veículo fica com uma restrição de alienação fiduciária, que nada mais é do que o contrato firmado entre consumidores e instituições financeiras que concedem crédito na compra de um veículo. Ou seja, enquanto a dívida não é quitada, o comprador fica de posse do bem, mas ele permanece como garantia de pagamento à instituição financeira.

3) Documentação necessária:

Tanto para o consórcio quanto para o financiamento, a documentação exigida é a mesma, e não é nada burocrático. Se o veículo for zero km, basta apresentar a Nota Fiscal de compra; se seminovo,o DUT (Documento Único de Transferência).


Diferenças entre o financiamento e consórcio de veículos

Existem algumas importantes diferenças entre as duas modalidades, que vamos pontuar a seguir: 


1) Custo

O financiamento cobra do financiado a famosa taxa de juros. Cobra ainda, em alguns casos, taxas de abertura ou análise de crédito, e pode embutir nas parcelas, o seguro prestamista. É importante lembrar que no financiamento as parcelas são fixas, ou seja, não sofrem alterações. Outro detalhe importante é que caso o financiado decida quitar o financiamento de forma antecipada (antes do prazo contratado) é concedido um “desconto” no contrato, que nada mais é que o abatimento dos juros proporcional ao período antecipado.

O consórcio por sua vez cobra a taxa de administração, o equivalente a uma taxa de juros. É válido o consumidor avaliar a possibilidade do consórcio, pois ele costuma ser significativamente mais barato, e pode trazer uma vantagem financeira considerável. O seguro prestamista no consórcio também pode ser cobrado. Em caso de antecipação na quitação, o consorciado não recebe “desconto”, já que o valor pago é referente a um valor de carta de crédito já definido no ato da compra do consórcio. Outro detalhe a ser destacado é que a parcela no consórcio não é fixa, ou seja, se o bem de referência sofrer alterações de valores no mercado, o valor da parcela acompanha essa mudança.


2) Disponibilidade

Outra diferença que deve ser considerada é o quanto você está disposto a esperar para adquirir o carro. Isso mesmo, afinal, usar uma carta de consórcio exige um pouco de paciência. Trata-se de uma estratégia de médio prazo e exige planejamento. Isso porque, para uso da carta de crédito o consorciado precisa ou contar com a sorte para ser contemplado nos sorteios mensais que ocorrem nos grupos, ou dispor de uma contemplação por lance que também ocorre uma única vez ao mês.

O financiamento, por sua vez, é mais imediato: aprovado, em poucos dias está disponibilizado. Na Ladinho Veículos, dependendo do caso, é possível até mesmo sair dirigindo no mesmo dia.


Agora que você conhece as principais características de cada um desses planos, consegue visualizar a melhor escolha para o seu caso? Esperar um pouco e pagar menos com um consórcio? Ou ter o carro em mãos mais rápido, mesmo que um pouco mais caro, com um financiamento?

Se optar pelo financiamento, aqui você encontra mais algumas dicas, desta vez sobre como ter o crédito aprovado. 

Mas, essa não é uma decisão que você precisa tomar agora. 

Que tal antes passar na Ladinho Veículos? Além de muitas oportunidades, você ainda conta com um time pronto para te ajudar a pensar na melhor estratégia para que o sonho do carro novo logo se torne realidade!