Tradicionalmente, o carro esportivo privilegia o desempenho dinâmico para o motorista, pensando, por exemplo, em questões como a aceleração ou a velocidade máxima. Além disso, possui um design diferenciado, com ar customizado e “feroz”.
No entanto, com o crescimento do mercado automobilístico e a definição de novos perfis de motoristas, as montadoras adotaram o conceito para modelos onde a aparência é agressiva - geralmente com spoilers e aerofólios -, mas não há qualquer diferenciação mecânica em relação às suas versões convencionais, esses são os chamados carros “esportivados”.
Esportivo, sim senhor
O carro genuinamente esportivo atende tanto o desejo estético quanto o anseio pela velocidade e pelo desempenho. Vale recordar que a ideia de que é preciso altíssimos valores para realizar o sonho de ter um modelo esportivo deve ser deixados para trás ante o crescimento e popularização desse modelo.
Apesar de não existir um padrão exato para definir esse conceito, algumas características são importantes:
1. Localização do motor
Em um carro esportivo, o motor fica na frente ou no meio do veículo. Essa localização é fundamental para a sua performance. Como complemento, a tração do veículo é traseira.
2. Espaço interno
Tradicionalmente, o veículo tem apenas dois assentos dianteiros. No entanto, o conceito se modificou nos últimos anos, sendo que hoje é comum encontrar modelos com locais para passageiros na parte de trás.
3. Mais leve
Para garantir maior conforto, liberdade e manobrabilidade ao motorista, os modelos esportivos costumam ser mais leves que outros modelos.
Carro esportivado
Ser classificado como um carro esportivado não tira os méritos de um veículo, visto que cada pessoa tem uma necessidade e é ótimo contar com opções para todas elas. Assim, o carro esportivado atende aqueles clientes que não fazem questão de carros mais potentes, mas desejam um visual diferenciado e economia com combustível, sendo também uma ótima opção para quem percorre, prioritariamente, trechos urbanos.
No entanto, é sempre bom deixar essas diferenças claras para o comprador, visto que muitas vezes ele não possui conhecimento técnico para fazer a diferenciação.
Esportivos e esportivados mais populares
O site Autopapo, referência de informação para quem gosta de se atualizar sobre o mercado automobilístico, listou os carros esportivos e os esportivados mais populares do mercado. Confira!
5 esportivos populares
Renault Sandero RS
Vokswagen Polo GTS e Virtus GTS
O bom desempenho é garantido pelo motor 1.4 TSI, que desenvolve 150 cv de potência e 25,5 kgfm tanto com etanol quanto com gasolina.
Volkswagen Jetta GLI
Esportivo top de linha da montadora. A suspensão, além de uma recalibragem, recebeu conjuntos traseiros do tipo multilink, que permitem ótima estabilidade sem sacrificar tanto o conforto. Até a direção foi reprogramada para propiciar maior controle ao motorista.
Honda Civic Si
É o único que tem uma carroceria exclusiva, do tipo cupê, com duas portas. Exatamente por isso, e também por ser importado, ele é o mais caro da lista. A suspensão é muito firme, com foco total na dirigibilidade, em detrimento do conforto ao rodar. Na aparência ele é insuperável, graças à carroceria própria e aos adereços estéticos.
5 esportivados populares
Renault Sandero GT Line
Há aerofólio traseiro, além de rodas de liga leve e lanternas com máscara negra. A versão com motor 1.6 ainda traz suspensão elevada.
Hyundai HB20 Sport
Além da grade frontal com design mais elaborado, há rodas de 16 polegadas e retrovisores pintados de preto, além de saias laterais e spoiler.
Fiat Argo HGT
Com direito a spoilers, rodas de liga leve diamantadas e arcos plásticos nos paralamas.
Chevrolet Onix RS
O modelo recebeu spoilers, aerofólio, grade do tipo colmeia e de rodas de liga de 16 polegadas pintadas de preto.
Honda Civic Sport
Exibe spoilers nos dois para-choques e nas laterais, além de um aerofólio na tampa traseira e de rodas diamantadas.
Agora que você já conhece as diferenças, diz pra gente: vai de esportivo ou de esportivado?