Carro esportivo: quais as suas características e quando optar por um


Tradicionalmente, o carro esportivo privilegia o desempenho dinâmico para o motorista, pensando, por exemplo, em questões como a aceleração ou a velocidade máxima. Além disso, possui um design diferenciado, com ar customizado e “feroz”. 

No entanto, com o crescimento do mercado automobilístico e a definição de novos perfis de motoristas, as montadoras adotaram o conceito para modelos onde a aparência é agressiva - geralmente com spoilers e aerofólios -, mas não há qualquer diferenciação mecânica em relação às suas versões convencionais, esses são os chamados carros “esportivados”.


Esportivo, sim senhor

O carro genuinamente esportivo atende tanto o desejo estético quanto o anseio pela velocidade e pelo desempenho. Vale recordar que a ideia de que é preciso altíssimos valores para realizar o sonho de ter um modelo esportivo deve ser deixados para trás ante o crescimento e popularização desse modelo.

Apesar de não existir um padrão exato para definir esse conceito, algumas características são importantes:


1. Localização do motor

Em um carro esportivo, o motor fica na frente ou no meio do veículo. Essa localização é fundamental para a sua performance. Como complemento, a tração do veículo é traseira.


2. Espaço interno

Tradicionalmente, o veículo tem apenas dois assentos dianteiros. No entanto, o conceito se modificou nos últimos anos, sendo que hoje é comum encontrar modelos com locais para passageiros na parte de trás.


3. Mais leve

Para garantir maior conforto, liberdade e manobrabilidade ao motorista, os modelos esportivos costumam ser mais leves que outros modelos. 


Carro esportivado

Ser classificado como um carro esportivado não tira os méritos de um veículo, visto que cada pessoa tem uma necessidade e é ótimo contar com opções para todas elas. Assim, o carro esportivado atende aqueles clientes que não fazem questão de carros mais potentes, mas desejam um visual diferenciado e economia com combustível, sendo também uma ótima opção para quem percorre, prioritariamente, trechos urbanos. 

No entanto, é sempre bom deixar essas diferenças claras para o comprador, visto que muitas vezes ele não possui conhecimento técnico para fazer a diferenciação. 


Esportivos e esportivados mais populares 

O site Autopapo, referência de informação para quem gosta de se atualizar sobre o mercado automobilístico, listou os carros esportivos e os esportivados mais populares do mercado. Confira!


5 esportivos populares

Renault Sandero RS 


É o carro verdadeiramente esportivo mais acessível do mercado brasileiro. O pacote de alterações mecânicas inclui ainda freios a disco nas quatro rodas e suspensão recalibrada, bem mais firme que a das demais versões. Isso sacrifica o conforto, mas proporciona ótima estabilidade. 


Vokswagen Polo GTS e Virtus GTS

O bom desempenho é garantido pelo motor 1.4 TSI, que desenvolve 150 cv de potência e 25,5 kgfm tanto com etanol quanto com gasolina. 


Volkswagen Jetta GLI

Esportivo top de linha da montadora. A suspensão, além de uma recalibragem, recebeu conjuntos traseiros do tipo multilink, que permitem ótima estabilidade sem sacrificar tanto o conforto. Até a direção foi reprogramada para propiciar maior controle ao motorista. 


Honda Civic Si

É o único que tem uma carroceria exclusiva, do tipo cupê, com duas portas. Exatamente por isso, e também por ser importado, ele é o mais caro da lista. A suspensão é muito firme, com foco total na dirigibilidade, em detrimento do conforto ao rodar. Na aparência ele é insuperável, graças à carroceria própria e aos adereços estéticos. 


5 esportivados populares


Renault Sandero GT Line

Há aerofólio traseiro, além de rodas de liga leve e lanternas com máscara negra. A versão com motor 1.6 ainda traz suspensão elevada.


Hyundai HB20 Sport

Além da grade frontal com design mais elaborado, há rodas de 16 polegadas e retrovisores pintados de preto, além de saias laterais e spoiler.


Fiat Argo HGT

Com direito a spoilers, rodas de liga leve diamantadas e arcos plásticos nos paralamas. 


Chevrolet Onix RS

O modelo recebeu spoilers, aerofólio, grade do tipo colmeia e de rodas de liga de 16 polegadas pintadas de preto. 



Honda Civic Sport

Exibe spoilers nos dois para-choques e nas laterais, além de um aerofólio na tampa traseira e de rodas diamantadas. 


Agora que você já conhece as diferenças, diz pra gente: vai de esportivo ou de esportivado?