Carro envelopado: prós e contras na hora da mudança



Opção para os adeptos à customização ou aqueles que desejam mais proteção para a pintura do veículo, o envelopamento de carro surgiu com força no mercado estadunidense nos anos 90 e logo chegou ao Brasil. 

A onda passou e embora o serviço continue disponível, a adesão diminuiu ao longo dos anos. Porém, não estranhe se nos últimos tempos voltou a se deparar com carros envelopados pelas ruas: trata-se de uma nova onda dos adeptos à técnica composta especialmente pelos proprietários de carros esportivos. 

A justificativa para a volta está baseada em questões práticas e financeiras. Primeiro, o processo pode ser concluído em algumas horas e oferece total reversibilidade sem prejuízos à pintura original; segundo, financeiramente, o envelopamento sai 45% mais barato do que repintar o veículo.

Além da customização, é possível optar pelo envelopamento transparente para garantir maior proteção à pintura original do veículo, por exemplo.

Se a opção te agrada, antes de envelopar seu carro continue lendo esse artigo para identificar as vantagens e desvantagens da escolha, incluindo sua influência - positiva ou negativa - na hora de revender o veículo. 


Manutenção

Como já citamos, além da aparência customizada, o envelopamento oferece proteção extra para o veículo, pois preserva a pintura original e a carroceria contra arranhões e raios UV, por exemplo.

A duração do envelopamento depende do material escolhido, porém calcula-se que possa permanecer intacto por no mínimo 3 anos - podendo chegar, em algumas situações, a até 10 anos. 

No entanto, além da qualidade do material escolhido, a durabilidade depende dos cuidados na limpeza do veículo, dos produtos utilizados, bem como a exposição constante ou não ao sol.

Dentro desses cuidados, uma recomendação importante é que o veículo não seja exposto ao sol intenso e nem seja lavado por três dias após a colagem. Após esse período, a limpeza deve ser feita apenas com água, pano e sabão neutro, evitando produtos químicos como ceras.


Legislação

Caso você opte pelo envelopamento para realizar uma mudança drástica como alteração da cor do seu veículo, é importante saber que a legislação impõe limites sobre a prática de alterações na originalidade do veículo.

Segundo a Resolução 292, é possível alterar até no máximo 50% da característica original do automóvel sem interferências. Ao ultrapassar esse limite, é necessário alterar a documentação. Para isso, acione o Departamento de Trânsito (Detran) da cidade e solicite a alteração do registro da cor predominante do veículo. A mudança exigirá o pagamento de uma taxa bem como uma vistoria do veículo. 

ATENÇÃO: o descumprimento da lei resulta em infração grave e 5 pontos na carteira. 


Revenda do carro envelopado

Embora o envelopamento de veículos seja reversível, se você pensa em vender o seu carro antes de retirar a película, lembre-se que nem todo tipo de modificação agrada na hora da revenda. 

Nesse caso, pense em duas situações. 

Caso você tenha optado por uma modificação de cor, vale a pena considerar a remoção antes da revenda. Isso porque é sabido que veículos 100% originais ou com pequenas melhorias em níveis de acessórios tendem a ter melhor aceitação se comparados aos modificados.

Se a sua opção foi pelo envelopamento transparente visando apenas a proteção da pintura do veículo, considere mantê-lo e usar como um argumento de venda, reforçando o cuidado extra que teve com a aparência.

Se você quer a melhor oferta no seu carro, chame agora um dos nossos vendedores e faça um bom negócio!