Seguro automotivo: quanto custa e porque não deixar e ter um


Muito esforço envolve a compra de um veículo, afinal é um bem de alto valor, e que prevê um planejamento financeiro ao ser adquirido. Por esse motivo, ao planejar a compra de um carro, não se pode deixar de colocar na composição dos gastos recorrentes o custo com um seguro automotivo. Afinal, tanto esforço não pode ser jogado fora do dia para a noite, pelo simples fato de não se ter contratado um seguro que proteja esse patrimônio, não é mesmo?

Você pode até argumentar contra essa afirmação dizendo que esse investimento não é barato. Mas, como bem dissemos, trata-se de um INVESTIMENTO. E ele trará tranquilidade e paz enquanto estiver usufruindo do bem por aí. 

É o seguro de seu automóvel que garantirá a proteção contra uma série de imprevistos que estamos sujeitos ao tirar o carro da garagem e colocá-lo nas ruas.


Contra o que um seguro de carro me protege?

Só para te refrescar a memória desses riscos, listamos os principais itens contra o que um seguro de carro me protege:

Cobertura contra ROUBO

Seu carro sumiu? Essa cobertura garante o pagamento do valor do bem, segundo a tabela Fipe, em caso de roubo. Ou seja, é a garantia do valor do veículo no seu bolso.

Cobertura contra COLISÕES

Ish, bateu o carro? Calma, essa cobertura garante o pagamento do prejuízo de danos devido a colisões, mediante o pagamento de uma franquia. Se ocorrer perda total do bem, também garante o pagamento do valor do veículo pela tabela Fipe.

Cobertura contra TERCEIROS

Já imaginou colidir com uma Ferrari? Como você pagaria por este prejuízo? É nesta hora que você aciona a cobertura contra terceiros. Ela garante o pagamento do prejuízo causado no veículo da pessoa em quem você colidiu. Fique atento ao contratar uma boa indenização para esta cobertura, a fim de cobrir o total em caso de prejuízos maiores.

Adicionais que valem a pena

Além dessas coberturas básicas, coberturas extras merecem sua atenção no ato da contratação de um seguro auto. Assim sendo, contrate se julgar necessário coberturas contra incêndios, contra danos causados por fenômenos da natureza e contra danos em vidros, lanternas e retrovisores, por exemplo.

Um seguro de automóvel te traz ainda interessantes benefícios que podem ser contratados adicionalmente, como a Assistência 24h (que inclui chaveiros, guincho, troca de pneus, atendimento em pane seca, etc.) e a disponibilidade de carro reserva.


Quanto custa um seguro automotivo?

O preço do seguro auto varia de acordo com uma série de fatores como o perfil do condutor, o veículo segurado e o CEP de residência por exemplo. Assim, fica difícil prever o custo. 

Além dos itens variáveis no valor final, o preço varia de seguradora para seguradora, então vale a pena uma pesquisa, antes de fechar negócio.

A sugestão, antes de adquirir seu carro novo é que procure seguradoras de confiança e peça uma cotação. Assim você terá duas respostas de uma só vez: “esse seguro cabe no meu bolso?” e “Qual a melhor empresa para contratar?”.

Tudo isso posto, não é exagero dizer que “SIM”, o seguro é um item obrigatório ao se comprar um carro. 

Gostou dessa dica? Então fique de olho no nosso blog para fazer a melhor escolha na hora de colocar um carro novo na garagem!