5 Motivos para vender seu carro


Pode ser estranho começar um artigo sobre revenda assim, mas se você está estudando comprar um carro e não sabe o modelo que deseja, pense na hora que for revendê-lo e opte por aqueles mais cotados.

A verdade é que mais cedo ou mais tarde você trocará de carro. E hoje trazemos 5 motivos para dizer que esse momento pode ser AGORA!


1. Evite desvalorização

Se você tirou um carro 0km recentemente, saiba que num mercado normal o automóvel perde entre 15% a 20% do seu valor após um ano de uso. Além dos desgastes naturais descontados a cada ano de vida, pode haver perda de valor por conta dos concorrentes mais modernos.

A Tabela FIPE serve como indicador do preço, mas não é o único determinante da oferta. Fatores como cor, tipo de pintura, acessórios, localização do veículo e seu estado de conservação também influenciam nas negociações.

Já falamos sobre os fatores de desvalorização e revenda aqui no blog, mas é importante salientar que um critério importante nessa avaliação é a quilometragem. 

Isso porque os veículos menos usados geralmente têm maior conservação e menor necessidade de manutenção. 

Apesar disso, lembre-se que o estado de conservação do carro geralmente é de responsabilidade do proprietário. Por isso, aqui vai uma dica: guarde bem o manual do proprietário com os carimbos das revisões feitas em uma autorizada. Isso ajuda a valorizar o veículo na hora da venda.


2. Aproveite a alta do mercado

Pesquisa feita pela Webmotors em julho com 4,2 mil consumidores indicou que 75% deles têm intenção de adquirir carro novo ou usado ainda este ano. 

Além disso, muitos consumidores estão optando por modelos usados porque os novos estão em falta, a fila de espera é longa e os preços também estão aumentando. 

Com demanda em alta, há uma escalada de preços que não se via desde o Plano Cruzado.

De acordo com a KBB, somente no primeiro semestre deste ano os preços dos veículos usados, de quatro a dez anos de idade, tiveram reajustes médios de 13,04%. No grupo dos usados, os carros “mais velhos” puxaram as altas de preços ao longo do semestre, acumulando variação de 15,01%. De qualquer maneira, todos os anos modelos analisados, de 2011 a 2017, tiveram aumentos acima dos 10% no período.

No segmento de seminovos, com até três anos de uso, também houve valorização com variação acumulada dos quatro anos modelos enquadrados nesta categoria de 9,75%.

Se essa parece uma boa oportunidade, não bobeie. A previsão de entidades de classe do setor automotivo e economistas é de que o mercado de carros usados cresça em ritmo mais moderado em 2022. 


3. Livre-se das dívidas

O financiamento é o caminho mais rápido para a realização do sonho de adquirir um carro novo. No entanto, considerando os juros e o longo prazo para quitar a dívida, saiba que podem ocorrer imprevistos como gastos inesperados com saúde, perda de emprego ou mudança de casa e com isso, sua conta entrar no vermelho. 

Se esse é o seu caso, uma das opções para contornar a inadimplência antes de um pedido de busca e apreensão do veículo é trocar seu automóvel por um modelo mais barato, seja seminovo ou usado. 

A boa notícia é que a Ladinho Veículos compra seu carro mesmo com dívidas e financiamento. 


4. As necessidades mudam

Se você é daqueles que se apega aos bens de maneira emotiva e faz tempo que adia o plano de revender o carro para adquirir outro, pense nas suas necessidades atuais. 

Talvez a família tenha crescido e já não caiba no automóvel. Talvez você tenha mudado de cidade e pegue estrada todo dia para trabalhar, ou vice-versa: a cidade agora é onde você mais dirige.

A verdade é que as nossas necessidades mudam de tempos em tempos e trocar o carro é uma forma de tornar a vida mais cômoda e produtiva. 

Por exemplo: 

- Hatch é a categoria preferida para quem faz uso diário do veículo no perímetro urbano;

- Os sedans têm capacidade para transportar cinco pessoas e garantem bom espaço interno;

- As peruas e SUVs são geralmente vendidos para famílias e viagens de longa duração por oferecer comodidade e espaço no porta-malas. 

- Veículos utilitários servem para transportar tanto pessoas quanto mercadorias;

Se quiser mais dicas para escolher o carro ideal para seu momento, leia aqui.


5. Renove

Por mais que o seu veículo atenda às suas necessidades e você esteja satisfeito com o seu desempenho, algumas situações nos fazem repensar certas escolhas. Esse é o caso dos carros anunciados como descontinuados. 

Se você tem a intenção de revender o carro por um bom preço no futuro e até fazer um dinheiro com isso, provavelmente essa não seja a melhor das escolhas, por isso é bom “se livrar” do carro assim que receber a notícia. 

Por outro lado, pode ser mais fácil vender o carro fora de linha e adquirir logo um em produção.


Ficou convencido? Então contate a equipe Ladinho Veículos e peça uma avaliação de compra agora.