BANCO DE COURO: sim ou não?



Esportividade, elegância, seriedade, luxo. Para além das impressões geradas, optar pelo banco de couro como acessório no carro pode interferir diretamente no cotidiano do proprietário. 

Como tudo na vida, existem os pontos positivos e os pontos negativos ao optar pelo banco de couro no seu carro. Na hora de escolher, é preciso colocar na balança. 

Vale lembrar que na hora da revenda, se bem cuidado, o banco de couro valoriza o carro. Mas, o contrário também é verdadeiro. Quando mal cuidado, ele pode desvalorizar. 

Para ajudar nessa decisão, trazemos hoje os principais pontos a se considerar. Acompanhe!


1. Limpeza

Certamente, a facilidade de limpeza atrelada à impermeabilidade do material é um ponto alto desse item, especialmente quando pensamos em famílias com crianças, que demandam mais atenção nesse quesito. 

Apesar disso, é preciso atenção ao produto escolhido para realizar a limpeza. Esse é o caso de produtos com base em álcool, que ressecam o material no longo prazo; ou removedores e querosene, que desgastam o material pouco tempo após a aplicação. 

Para retirar poeiras e farelos um pano seco basta, visto que a superfície encouraçada não é muito aderente.


2. Conforto

Quando na cor clara, o banco de couro não absorve tanto o calor, sendo mais confortável termicamente. 

Outra vantagem é que por não reter muita poeira, ele acaba dificultando a formação de ácaros e bactérias, o que promove melhor conforto aos alérgicos.


3. Manutenção

Cuidado com o sol. Além do desbotamento, tanto a exposição solar quanto a alta temperatura ressecam o material, tornando-o quebradiço e desidratado. Para que isso não ocorra, é preciso um cuidado recorrente. O uso contínuo do ar-condicionado também causa ressecamento. 

Além disso, as regiões litorâneas intensificam esse processo graças a desidratação pelo sal retido nas roupas.

Na manutenção, embora utilizados em itens como sapatos e bolsas, hidratantes de pele humana devem ser evitados por conter uma oleosidade inadequada ao revestimento automotivo. Já o silicone, prejudica a ventilação e compromete a higiene interna do veículo por obstruir os poros do revestimento.

Se o pano seco não for suficiente, opte por sabão de coco e pano molhado, esfregando delicadamente sobre a marca. Na dúvida, procure uma empresa especializada para garantir a durabilidade do seu banco de couro.


4. Cuidado extra

Ao optar pelo couro, é preciso cuidado no manuseio. Afinal, não é raro perfurar o assento em ações corriqueiras como esquecer as chaves no bolso de trás da calça ou jogar as chaves no banco e depositar um objeto pesado encima.


5. Filosofia de vida

Para muitos, a opção de origem animal não condiz com suas crenças. Se esse é o seu caso, a boa notícia é que atualmente a maioria dos materiais usados no mercado são “couros sintéticos”. O material de origem animal é limitado aos carros de luxo. Mas, na dúvida, confirme antes de adquirir o carro.

Independentemente disso, o material também é delicado e pede a mesma atenção dada ao couro original, seja em termos de limpeza ou manutenção. 

Se você está procurando um carro com banco de couro, na Ladinho Veículos trabalhamos com novos, seminovos e também carros zero nesta opção. Fale com nossa equipe e encontre o que procura!