Será que vou dar conta da parcela do financiamento?



A venda de veículos financiados, seja zero quilômetro, seminovo ou usado, tem aumentado significativamente nos últimos tempos. Inclusive já falamos aqui que realizar seu sonho, conquistar sua independência e poder sair com o carro no mesmo dia da loja são motivos mais que suficientes para você optar pelo financiamento automotivo.

Além disso, as condições facilitadas de pagamento e as inúmeras variações de taxas disponibilizadas pelas operadoras também são atrativos. Mas, é importante ter um planejamento financeiro e avaliar, antes de tudo, se as parcelas cabem no seu bolso.

Isso porque, se você se tornar um inadimplente, seu carro estará sujeito à ordem de busca e apreensão. Mas, calma, vamos explicar como funciona!

Em contratos de financiamento, o próprio objeto do contrato – seu novo veículo, no caso – fica como garantia para o caso do não cumprimento do pagamento integral das parcelas. Ou seja, quem possui um bem financiado não tem a propriedade deste bem até que todas as parcelas estejam quitadas. A instituição financeira que fez o empréstimo é quem tem a propriedade fiduciária. O devedor, portanto, tem apenas a chamada posse direta e, por isso, pode ter seu carro apreendido.

Aí, você pode se perguntar: mesmo se tiver pago a maior parte das parcelas? A resposta é sim! Mas, apesar da busca e apreensão ser cabível, há farta jurisprudência e, portanto, o banco poderá ajuizar outros tipos de ações, como execução de contrato, perdas e danos ou até mesmo ação de cobrança.

Mas, tendo pago uma ou 20 parcelas, você não quer ser alvo de cobrança, não é mesmo? Por isso, vamos listar algumas dicas de planejamento financeiro antes de você optar pelo financiamento.

Como organizar o orçamento para não se perder nas parcelas?

Apesar de economistas e consultores financeiros não recomendarem o financiamento de veículos, justamente porque, ao final, você pagará cerca de duas vezes mais o valor do automóvel, muitas vezes esta é a melhor – ou única – para alguns. Para manter sua saúde financeira, é necessário ficar atento a todos os fatores inerentes à essa modalidade de compra. E por isso vamos te ajudar.

Faça uma simulação

A primeira medida a ser tomada é escolher o veículo que deseja e fazer uma simulação para saber qual o valor necessário de entrada, a quantidade de parcelas e o valor das mesmas. A equipe da Ladinho Veículo pode te ajudar nesse processo. Inclusive é possível fazer a simulação direto pelo site

Acrescente todas as despesas

Um dos maiores erros cometidos por aqueles que se tornam inadimplentes é embutir no orçamento mensal apenas as parcelas do veículo. Você tem que se lembrar que, junto ao carro novo, há alguns custos que devem entrar na planilha de planejamento.

Antes de financiar o veículo, portanto, pesquise sobre valor do IPVA, licenciamento, seguro e consumo de combustível. Quem tem bastante controle financeiro inclusive coloca na balança questões como valor de pneus, custo de peças em eventuais manutenções e revisão. Aqui listamos gastos fixos e variáveis que irão te ajudar a montar sua planilha de gastos.

E se eu perceber que não vou dar conta?

É claro que, durante o andamento do financiamento, podem ocorrer imprevistos como gastos inesperados com saúde, perda de emprego ou mudança de casa e sua conta entrar no vermelho. Se isso ocorrer, há algumas opções para você tentar contornar a situação antes que haja um pedido de busca e apreensão do seu veículo.

1. Renegocie sua dívida

Se você já pagou uma grande quantidade de parcelas do seu automóvel e falta pouco para quitá-lo, vá ao banco e peça ao gerente para renegociar sua dívida. Só fique atento às taxas de juros para não dobrar seu saldo devedor ao fazer um novo financiamento.

2. Troque seu carro

Para diminuir o valor das parcelas e não ficar inadimplente, uma solução é trocar seu automóvel por um modelo mais barato, seja seminovo ou usado. Visite diversas concessionárias e veja se a troca é vantajosa. Mas, já antecipamos: aqui na Ladinho você encontrará o melhor negócio.

3. Venda seu carro

Pode até ser que você não queira ouvir isso, mas o corte de gastos é a melhor opção para organizar as contas. Por isso, considere ficar sem carro temporariamente. Se optar por efetuar a venda entre amigos ou na internet, fique atento aos golpes.

Ainda tem dúvidas sobre financiamento?

Optar pelo financiamento de veículos nem sempre é uma decisão fácil e requer muito cuidado. Aqui temos resposta para as 8 principais perguntas nesse tipo de negócio, mas nossos consultores estão sempre dispostos a te ajudar. Venha falar conosco na Ladinho Veículos.