A cor do carro é mais que um detalhe na compra

Foto: freepik/welcomia
Não dá para negar: comprar um carro não é apenas adquirir um bem. Quem sonha em ter um veículo para chamar de seu, o projeta na mente de alguma forma. Dentre as características, que já são desenhadas pelas montadoras para cada perfil de motorista, há também as escolhas feitas pelo condutor que vão refletir sua personalidade no automóvel. Começa-se pela potência, de acordo com o desempenho esperado. Segue-se com a economia, para nortear as despesas com o combustível. Depois disso, vem a parte estética: além dos detalhes do modelo, considera-se a cor.

Com base na psicologia das cores e nas pesquisas da área, cores em diversas aplicações são feitas nos veículos, contando com o advento da tecnologia para um resultado cada vez melhor. Como é de se imaginar, preto e branco são as cores mais populares. Consideradas “coringas”, são as mais vendidas, mas a escolha da cor vai muito além de neutralidade.


  • Anos 40: veículos pretos eram tendência, seguidos pelos vermelhos do início do período industrial até o fim dessa década, devido à demora na secagem do material da pintura, que não tinham componentes tão modernos como atualmente. 
  • Anos 50 e 60: surgiu a pintura de duas cores, conhecidas como Bitom. Partes do carro eram de cores diferentes do restante. A moda voltou recentemente, e um exemplo disso é o utilitário-esportivo Captur, da Renault. “Das 13 combinações de pintura, nove são de duas cores”, disse o diretor de marketing da empresa em uma entrevista.
  • Anos 70: não tem como pensar na época sem lembrar da tendência hippie, com cores psicodélicas. Para quem não gosta de cores fortes, vale saber que laranja, verde-limão e roxo eram as queridinhas da década. Os veículos pratas, por sua vez, tinham um aspecto considerado futurista.
  • Anos 80: muitos itens desse período são de cores metálicas. Na indústria de automóveis, não foi diferente. O uso da madeira caiu, e as cores do momento eram azul e bordô, com o interior dos carros na cor marrom.
  • Anos 90: em vinte anos as coisas mudam. O que estava em alta na década de 70, nos anos 90 era motivo de piada. Carros nas cores laranja, amarelo e roxo eram rejeitados. Porém, verde musgo, tons de cinza e azul marinho, se tornaram a tendência da época.
  • Anos 2000: na virada do século, o carro branco era tido como carro de táxi. A sensação eram os tons cinzas, talvez pelo aspecto futurista que idealizavam nos anos 70.
  • Atualmente: branco ganhou tons e o preferido é o pérola. Cores fortes como amarelo e rosa são para carros de nichos. Hoje também se fala em usabilidade e manutenção. No próximo tópico, vemos as cores dos veículos por essa perspectiva.

A cor do carro e sua manutenção

Na hora da escolha da cor do carro, algumas coisas são levadas em conta. Carros amarelos e rosas dificilmente são furtados, por seu fácil reconhecimento. Porém, esse destaque todo não é o sonho de consumo de todo condutor que busca seu veículo próprio. O azul, assim como o vermelho, é indicado para pessoas extrovertidas e aventureiras, mas a primeira cor tem uma aceitação menor que a segunda. O cinza pode ser considerado sem graça e sem personalidade, mas, em carros nobres, dá um aspecto maior de luxo.

Mas esse não é o motivo principal de compradores escolherem carros pratas. Muito se deve à sua fácil manutenção. Uma boa polida deixa imperceptível arranhões e outras marcas de uso. O branco também tem essa facilidade, ainda que menor. Porém, para motoristas que costumam dirigir em ambientes rurais, por exemplo, a cor pode dar um pouco mais de trabalho para ficar com um aspecto limpo. Isso porque o branco se torna “encardido” se não receber a higiene devida. O preto, por sua vez, mostra, mais que qualquer outra cor, a poeira e o desgaste natural da estrutura.

É recomendado que se guarde o carro em uma garagem coberta, que o deixe fora da exposição ao tempo. Condições climáticas destroem a estrutura lentamente. Chuva, sol, granizo, vento, sol novamente… Não há carro que saia ileso. Além disso, é necessária atenção aos componentes, como é o caso do insulfilm. Além de proteger os vidros, como já falamos anteriormente aqui, a estrutura do veículo fica protegida e bem cuidada.

E aí, já sabe qual será a cor do seu carro? Se precisar de inspiração, passa na Ladinho Veículos!