6 dicas para economizar combustível



Todo mundo que tem carro (e até quem não tem), sabe que o combustível está muito caro.

No início deste mês, 77 dias após um aumento, a Petrobrás anunciou novos reajustes no valor da gasolina e diesel para as refinarias, o que acabou refletindo no bolso do consumidor. 

Aliás, para nós, o último ano já registrou um aumento de mais de 44% na gasolina e diesel e no GNV 36%, segundo a Agência Nacional de Petróleo e Gás (ANP).

Nas refinarias, foi pior. A mais recente alteração de preço na gasolina representou uma alta de 4,85%, num acúmulo de 77,04% desde janeiro de 2021. No caso do diesel, o reajuste é de 8,08%, com o acúmulo nas refinarias de 78,71%.

Como o negócio não está fácil para ninguém, elaboramos esse artigo pensando em como você pode economizar combustível. 

São 6 dicas que vão desde atitudes conscientes de consumo, até manuseio do carro. Afinal, é todo um conjunto de ações que vai trazer uma verdadeira diferença para o seu bolso! 

Acompanhe!


1. Procure alternativas

Com a pandemia, serviços delivery se tornaram prioridade na maioria dos comércios, em todos os segmentos. E, na corrida pela concorrência, o frete grátis também não é raro. 

Sendo assim, coloque na ponta do lápis se vale tirar o carro da garagem para uma comprinha ou seria melhor pedir uma entrega em casa. 


2. Planeje sua rota

Se você realmente precisar sair, faça uma lista das suas necessidades e saia para executar as tarefas todas (ou quantas seu tempo deixar) de uma vez. Faça um roteiro dos locais, de forma que encontre o caminho mais curto para concluir a missão.


3. Escolha o combustível ideal

Nos carros flex, faça a escolha do melhor combustível. Inicialmente, estabeleceu-se que se o valor do etanol fosse até 70% do preço da gasolina, abastecer com o etanol seria vantajoso. Mas, ante a evolução técnica dos motores e do próprio etanol, hoje essa proporção pode chegar a até 75%.

Quem roda bastante, pode optar pelo GNV, desde que não se importe com uma considerável perda de potência.


4. Dirija de forma adequada

Embora o Inmetro divulgue uma tabela completa para verificar o consumo automotivo, alguns fatores externos podem comprometer esse rendimento. Por isso, é importante calcular o consumo de combustível do seu carro. Se notar diferença, saiba que a forma como você dirige ou a falta de manutenção pode estar influenciando nesse resultado.

Fique atento aos vícios como deixar o veículo no ponto morto, pois ele também gasta combustível. 

Atente-se também ao correto uso do ar condicionado. Não use-o com as janelas abertas, verifique se não há excesso de umidade, veja se o gás está em dia e fique alerta quando sentir mal cheiro ao ligá-lo. 

Manter a distância entre um veículo e outro também ajuda a diminuir o consumo de combustível de um automóvel porque permite prever as manobras, evitando acelerar e desacelerar o veículo com frequência e de maneira brusca. 

Outra responsabilidade do motorista é manter a manutenção em dia. Sobre isso, falaremos no próximo tópico.


5. Atenção à manutenção 

Diversos problemas mecânicos podem causar o aumento no consumo de combustível do carro.

A manutenção dos filtros de ar, por exemplo, pode reduzir em até 8% o consumo desregulado, já que, quando sujo, há uma redução no fluxo de ar e maior consumo de combustível.

A calibragem incorreta dos pneus é um outro fator para o aumento do consumo de combustível. O uso dos pneus verdes, que possuem menos resistência ao rolamento, ganham cada vez mais adeptos devido a sua redução no consumo de combustível.


6. Escolha um carro econômico

Se você já está tomando todos os cuidados citados acima e mesmo assim está difícil bancar os gastos, talvez esteja na hora de trocar seu carro por um modelo de menor consumo. 

Dentre tantas opções, adiantamos que os modelos com melhor custo-benefício - mais acessíveis e econômicos -, são os compactos Onix (sedã e hatch), Kwid, HB20 (sedã e hatch), Argo e Mobi, todos com câmbio manual.

Aliás, vale anotar que um carro manual chega a ser 10% mais econômico que o automático, já que a lenta passagem de marcha no segundo reflete em maior consumo.

Considere também que motores menores são mais econômicos. Para atender às normas de emissões e eficiência, as montadoras cada vez mais investem em motores downsizing, ou seja, menores sem deixar a desejar na potência. Um exemplo é o motor turbo 1.0 da Chevrolet, utilizado no Onix. Faz, segundo o Inmetro, 13,9 km/l com gasolina na cidade e 16,7 km/l na estrada.

Veja a planilha de consumo completa aqui


Se esse for o seu próximo passo rumo à saúde financeira automotiva, passa na Ladinho Veículos, onde você encontra as melhores oportunidades do mercado com garantia de qualidade e as melhores taxas de financiamento da região.