Estamos caminhando para o fim da combustão?



Por mais que ainda não seja tão comum ver carros elétricos circulando pelas ruas, essa é a tendência do futuro. Não é a primeira vez que falamos sobre o assunto por aqui — você deve se lembrar —, então o que mudou de lá para cá?

Muita coisa, mas principalmente o fato de que esse futuro talvez esteja bem mais próximo do que você imagina e de que estamos caminhando para o fim da combustão. É o que tudo leva a crer.


O crescimento dos carros elétricos

O mercado de automóveis elétricos vem crescendo ao longo dos últimos anos de maneira bastante acelerada. Em 2015, havia 3.119 veículos elétricos, híbridos ou híbridos plug-in no Brasil. 

A frota aumentou para 4.571 no ano seguinte, para 7.737 em 2017 e continuou numa crescente: 11.862 veículos em 2018, 24.604 em 2019 e 43.980 em 2020. Os números mais atuais, conforme compilado da NeoCharge, é de 54.340 automóveis.

Isso significa que, no período de 6 anos, a frota de elétricos, híbridos ou híbridos plug-ins no Brasil aumentou 17 vezes — São Paulo, Minas Gerais, Santa Catarina e Paraná detêm a maior concentração.

No mundo, um total de 3 milhões de veículos elétricos foram vendidos no em 2020. Foi um volume recorde, com aumento de 41% na comparação com 2019.

São números como esses que nos levam a crer que o futuro do carro elétrico realmente pode estar mais próximo do que imaginamos. E tem mais: neste ano, diversas montadoras estabeleceram metas de eletrificação a médio prazo. 


As metas de mobilidade elétrica de 10 montadoras

As fabricantes de veículos estão se movimentando no sentido de acabar com a combustão 100% em seus veículos em um período relativamente curto de tempo.  

A maioria das marcas quer boa parte da sua linha como elétrica ou híbrida até 2030, mas para 2025 — ou seja, daqui 4 anos — já há promessas de eletrificação maciça até mesmo de montadoras generalistas. Veja o que dizem 10 fabricantes.

Renault

A montadora não quer mais produzir novos propulsores puramente a combustão — os que existem serão atualizados até serem descontinuados. A estratégia, batizada de “Nouvelle Vague”, tem por objetivo que a marca seja a mais verde da Europa e tenha 90% dos carros elétricos globalmente antes do fim da década. Os 7 lançamentos anunciados até 2025 para o continente europeu terão versões eletrificadas.


Nissan

Todos os lançamentos nos próximos 9 anos terão versões elétricas. Ao findar desse período, ou seja, a partir de 2031, a Nissan só quer produtos eletrificados na Europa, EUA, Japão e China.


General Motors

Com a estratégia de mobilidade elétrica intitulada de “Everybody In”, a montadora estadunidense reformulou sua marca e irá investir US$ 27 bilhões até 2025 para desenvolvimento de 30 novos carros elétricos.


Volvo

A empresa tem uma estratégia bastante ousada: até 2030 só terá carros elétricos. O Brasil é o segundo mercado da marca que recentemente passou a ter produtos apenas eletrificados — puramente EVs, híbridos ou híbridos plug-ins.


Honda

A montadora japonesa tem planos para 2030 e para 2040. Daqui 9 anos, 2/3 do seu portfólio global será de modelos puramente elétricos ou híbridos. Para 2040, a estimativa é de totalidade das vendas de carros EVs. Serão investidos o equivalente a R$ 255 bilhões nos próximos seis anos em pesquisas e desenvolvimento de eletrificação.


Volkswagen

Até 2030 a Volks quer ter participação de mais de 70% no mercado de carros elétricos da Europa. O nome da estratégia é “Accelerate” e realmente está acelerada: são três carros novos elétricos para 2021.


Mas a Volks garantiu que as próximas gerações de modelos como Golf, Tiguan, T-Roc e Passat irão manter motor a combustão, ainda que com configuração híbrida plug-in.


Audi

É mais uma montadora que já afirmou a descontinuidade de novos propulsores a combustão. A marca de luxo vai vender modelos puramente elétricos a partir de 2035.


Jaguar/Land Rover

O grupo indiano Tata Motors, dono da Jaguar e da Land Rover, irá investir o equivalente a R$ 18 bilhões por ano para eletrificação das duas linhas e também em serviços de conectividade dos veículos. O projeto da marca de luxo é bastante ousado: modelos 100% elétricos já a partir de 2025.


Ford

A montadora quer zero combustão até 2030 na sua linha de veículos de passeio. Isso falando em projeto global, porque na Europa a meta é de 100% elétricos até 2026. 

Com relação aos comerciais leves como picapes, vans e furgões, a marca planeja 2/3 elétricos ou híbridos até 2030.


BMW

A marca de luxo alemã irá investir mais de 30 bilhões de euros em pesquisa e desenvolvimento em mobilidade elétrica até 2025, promete 25 modelos totalmente eletrificados até 2023 e terá uma nova geração de motores elétricos daqui 4 anos.


Como podemos observar, estamos caminhando para o fim da combustão — ou ao menos da opção 100% de gasolina. Converse com um dos vendedores da Ladinho para saber as opções disponíveis de carros eletrificados. Aqui você tem consultoria de todas as marcas e sempre a opção de comprar seu carro zero.


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