Os 10 carros mais vendidos no 1º semestre de 2021


Um dos rankings mais aguardados pelos amantes de veículos chegou junto com o mês de julho. A Fenabrave, associação das concessionárias e distribuidoras de automóveis, divulgou a relação dos carros e comerciais leves mais vendidos do Brasil no primeiro semestre de 2021.

Ao todo, foram 1.074.048 emplacamentos, o que significa 32,8% mais que no mesmo período do ano passado. Além do número maior de vendas, também há novidades no ranking. Confira agora os 10 mais vendidos.

  1. Fiat Strada (61.064 unidades)

A Fiat Strada, que é a 
picape mais vendida do Brasil, agora soma mais um título: o carro mais emplacado do País — posto que de 2015 a 2020 pertenceu ao Onix. Se até o final do ano as vendas continuarem nessa crescente, tudo indica que a picape da Ford leve a medalha de ouro

E motivos para isso não faltam: a picape é sempre enaltecida por sua robustez, tem um bem calibrado jogo de suspensão e uma boa altura para lidar com buracos

Além disso, oferece boa capacidade de carga, é versátil, tem fama de manutenção simples e excelente custo-benefício.

  1. Hyundai HB20 (45.408 unidades)

O compacto da Hyundai finalmente conseguiu desbancar o Onix e se tornou o carro de passeio mais vendido do semestre. Uma luta que vinha travando há anos, mas previsível por ter revolucionado o mundo dos compactos.

O HB20 é um dos queridinhos do Brasil por dois motivos: contém todo o luxo para que motorista e passageiros se sintam confortáveis em usá-lo no dia a dia e é uma opção financeiramente viável

  1. Fiat Argo (41.926 unidades)

O Argo é outro carro de passeio que conseguiu tirar do pódio o Onix — e de uns meses para cá vive seu melhor momento no mercado. Um dos pontos fortes do veículo é seu espaço interno, sem falar que o porta-malas é um dos maiores da categoria, de 300 litros.




  1. Chevrolet Onix (41.510 unidades)

O Onix, que liderava o ranking, perdeu o posto de carro mais vendido do País. A baixa já vinha sendo sentida nos balanços de cada mês, mas agora ficou consolidada sua quarta posição no encerramento do semestre.

Um dos motivos para isso — e no fato da Chevrolet ter perdido a liderança no mercado pela Fiat — está na produção em Gravataí (RS) parada desde abril. 



  1. Jeep Renegade (40.607 unidades)

Mais uma vez o aventureiro da Jeep, fabricado em Goiana (PE), lidera o ranking dos SUVs mais vendidos do País. A nova versão de entrada a diesel do Renegade é a Moab, uma homenagem ao deserto de Moab, que fica no estado de Utah, nos EUA — considerado um paraíso para quem curte aventuras off-road



  1. Fiat Mobi (39.356 unidades)

Um dos carros mais baratos do Brasil fecha o semestre na 6ª posição do ranking de emplacamentos. Na linha mais atual, ele é oferecido em três versões: Easy, Like e Trekking. Todas elas usam o motor 1.0, com câmbio manual. 



  1. Volkswagen Gol (36.969 unidades)

O Volkswagen Gol, que terminou na quarta posição entre os carros mais vendidos no Brasil em 2020, caiu três posições neste primeiro semestre de 2021. A versão de entrada, com configuração 1.0 manual, é a que lidera dentre as três versões do modelo.




  1. Fiat Toro (34.089 unidades)

Entre as picapes maiores, a Toro mantém a liderança e coloca a Fiat como líder entre as picapes. Com uma variedade ampla de motor, câmbio, tração e nível de acabamento, o Fiat Toro tem versões para todos os gostos e bolsos.




  1. Hyundai Creta (33.493 unidades)

De acordo com o balanço de vendas da Fenabrave, os SUVs já vendem mais do que os hatches. O Jeep Renegade (na 5ª posição do ranking) e o Hyundai Creta emplacaram, juntos, mais de 74 mil exemplares. O modelo da montadora coreana não aparecia tão bem nas vendas há algum tempo e a nova geração deve manter a boa fase até o final do ano.



  1. Jeep Compass (32.554 unidades)

O Compass é o terceiro SUV do ranking dos mais vendidos. O conforto, a estabilidade, a segurança e o fato de ele ter sido renovado e ter um novo motor turbo flexível colocaram o Compass como líder invicto entre os SUVs médios.

Essa é a relação dos 10 mais vendidos do primeiro semestre de 2021. A lista completa você pode ver aqui. Agora nos resta esperar: como será o fechamento do ano?