Combustível adulterado: quais os danos para o seu carro? Respondemos as 4 principais dúvidas sobre esse assunto



A eterna busca por melhores oportunidades faz com que muitas pessoas levem a abastecer seus veículos em postos de combustíveis sem procedência — ainda mais agora em que os constantes reajustes anunciados pela Petrobras resultaram em uma escalada de preços.

Com isso, os motoristas correm o risco de ter seu veículo abastecido com combustível adulterado. Para se ter ideia, o Ipem (Instituto de pesos e medidas) verificou 6.012 bombas de combustíveis com 1.042 reprovações em 2020 — só no Estado de São Paulo.

Mas, você sabe quais são os danos para os automóveis quando o combustível é adulterado e o que fazer no caso de abastecer seu veículo nessas condições sem querer?

Neste artigo, vamos responder as 4 principais dúvidas sobre o assunto. Acompanhe!


1. Quais os danos do uso de combustível adulterado no veículo?

O combustível de baixa qualidade causa diversos danos aos carros, desde pequenos defeitos, como perda de potência, até a quebra de componentes.

O motor é geralmente o primeiro a sofrer porque o combustível adulterado pode provocar entupimento da bomba de gasolina e falhas no funcionamento. Consequentemente, há problemas de aceleração que impactam na performance do veículo.

O combustível adulterado também causa desgaste de peças como mangueira, bomba de combustível, catalisadores, tanques e filtros do veículo. Isso pode levar a diversos problemas, como a corrosão do sistema de injeção eletrônica.


2. Todos os combustíveis podem ser adulterados?

Infelizmente, sim. Há vários tipos de fraudes que envolvem a adulteração de combustível.

Gasolina: entre as fraudes mais utilizadas estão o álcool hidratado misturado à gasolina comum e a adição de solventes ao combustível.

Etanol: há a adulteração do etanol por metanol que, apesar de ser até mais eficiente, é extremamente perigoso e tóxico. Outro caso de adulteração na venda de etanol é a inserção de água em uma quantidade maior que a permitida, de 6 a 7% da composição.

Óleo diesel: a adulteração mais frequente é a mistura de biodiesel. A legislação não permite mais de 10% de biodiesel.


3. Como ter certeza de que o combustível foi adulterado?

Há alguns anos, a Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural ou Biocombustíveis (ANP) criou um site onde era possível consultar os postos que já haviam sido autuados por adulteração, o que ajudaria na confiança do posto escolhido. Porém, essa página já não existe. 

Ainda assim, eventualmente há operações específicas nos postos de combustíveis de sua cidade ou região para onde costuma viajar. Uma pesquisa no Google pode ajudar a encontrar essas notícias. Fique de olho. 

Além disso, há outras atitudes que você pode tomar:

Fique atento aos sinais

Os principais sinais que o veículo dá quando há combustível adulterado são:

- Luz de alerta no motor;

- Consumo maior de combustível;

- Falhas ao dar partida no veículo;

- Óleo com alterações quando sai do cárter;

- Menor performance.


Solicite testes

Há muitos tipos de testes que podem ser feitos para verificar se o combustível é bom ou não. Os dois principais são o de proveta e o de vazão.

No primeiro, são inseridos 50 ml de água e 50 ml de gasolina em uma proveta de 100 ml. Como a gasolina aditivada ou comum tem um percentual de álcool anidro em sua composição, ao misturar os componentes o álcool se une à água. Assim, o volume de água deve aumentar, mas não pode passar de 64 ml.

No segundo, são inseridos 20 litros retirados da bomba em um balde aferido. O máximo de diferença aceitável entre o valor registrado na bomba para o valor do balde é de 100 ml — para menos ou para mais.


4. Detectei combustível adulterado. E agora?

Para não estragar o motor, a melhor coisa a fazer é ir até uma boa oficina mecânica e pedir que seja feito o esvaziamento do tanque. Junte o comprovante do abastecimento com o comprovante do gasto com a oficina mecânica e vá até o Procon para registrar a irregularidade.

Além disso, se você tiver certeza de que foi enganado, não hesite em fazer uma denúncia ligando para a ANP: 0800 970 0267.

Mas, não se esqueça: o mais importante é prevenir. Abasteça sempre em postos de combustíveis de boa procedência, conhecidos e que não tenham preços tentadoramente bem menores que os praticados na sua cidade. 


IMAGEM: Freepik