7 cuidados essenciais com o carro no inverno


O inverno começa oficialmente em 21 de junho de 2021. Ou seja, podemos esperar por queda brusca na temperatura, dias mais curtos e noites mais longas. Mas não só.

A estação mais fria do ano vem acompanhada de ventos fortes, geada (em algumas regiões do Brasil), clima seco e baixa umidade do ar. É um período em que temos que cuidar da nossa saúde — e também da “saúde” dos nossos carros.

Para que o inverno não seja sinônimo de carros que demoram a pegar no tranco, é preciso tomar alguns cuidados. Veja alguns deles.

1) De olho no tanquinho

Carros com motores que funcionam a álcool — ou flex — costumam ter um tanquinho no capô: aquele reservatório de gasolina que contribui para dar a partida. No inverno, é preciso ter certeza de que ele está abastecido ou se o combustível lá dentro não ficou velho. A cada três ou quatro meses, a gasolina costuma perder a validade e não funcionar como deveria. A dica é: gasolina aditivada tem durabilidade maior, de 6 meses.

2) Manutenção na bateria

A baixa temperatura faz com que o óleo lubrificante do motor fique mais viscoso e dilate com mais facilidade. A bateria precisa fazer um esforço maior para dar partida no carro e sua carga pode se esgotar rapidamente. Para que você não fique na mão, é importante fazer uma manutenção preventiva na bateria e no alternador, para ver se ele está recarregando a bateria corretamente.

3) Tudo desligado

Para não sobrecarregar a bateria — o que vai ao encontro do que falamos acima —, ligue o carro apenas com rádio e faróis desligados. Esta é uma dica importante para quem costuma pegar congestionamento: no frio é melhor deixar o carro ligado.

4) Pneus calibrados

A temperatura fria afeta os pneus dos carros: a pressão diminui e eles podem ficar um pouco murchos. Em consequência, o consumo de combustível aumenta. Por isso, é importante verificar com o fabricante qual a calibragem ideal e ficar atento. Além disso, pneus carecas são ainda mais perigosos nesta época do ano por conta das estradas mais úmidas.

5) Troque as palhetas

O frio resseca as palhetas do para-brisas com mais facilidade, o que incide em vidros riscados e sujos, com baixa visibilidade — ainda mais em tempos de neblina e mau tempo em estradas. É aconselhada a troca das palhetas de três em três meses.

6) Ar-condicionado ligado

Praticamente nenhuma pessoa liga o ar-condicionado no inverno, por motivos óbvios. Mas se o acessório ficar desligado por três meses — duração total do inverno —, o sistema pode parar de funcionar. Então é importante deixar o ar-condicionado ligado pelo menos por 15 minutos para prevenir risco de rachaduras e vazamento nas mangueiras. E também evita a proliferação de bactérias.

7) E as geadas?

Para quem mora em regiões com geadas frequentes, como Sul e Sudeste, esse é um fator de preocupação. Mas é importante saber que os gelos não danificam a pintura. Basta esperar ele derreter ou removê-lo com água fria. Agora, se o carro não fica em garagem coberta, talvez seja interessante investir em uma manta protetora e manter o polimento em dia.

O importante é sempre fazer manutenção no veículo: verificar bateria, óleos lubrificantes, tanquinho, limpador de para-brisa, faróis... Mantenha seu veículo adequado para segurança da sua família no inverno!