Quais as diferenças do estepe temporário para o normal?

Foto: freepik

Os estepes temporários, que antigamente só eram usados em alguns carros e em determinadas situações, estão cada vez mais comuns e parece que vieram para ficar. Tanto é que até mesmo carros populares como o HB20 e o Onix já estão equipados com esses “estepes de emergência”.


Mas você sabe qual é a vantagem desse tipo de pneu e o que o diferencia de um convencional? É isso o que iremos explicar neste artigo.


O que é um estepe temporário e quais suas vantagens


Para começar, o estepe temporário é visualmente bem diferente do tradicional: ele é muito mais fino. E essa característica faz com que não tenha muita resistência, nem boa estabilidade e aderência em asfalto molhado.


A pergunta que fica, então, é: por que eles se tornaram tão populares? São 5 os motivos.


1º) Por serem mais finos, ocupam menos espaço nos veículos. E quando pensamos em hatches, que não têm um porta-malas tão grande para viagens, esse “volume” a menos pode fazer (muita) diferença.


2º) Como são mais finos, os estepes temporários são mais leves que os convencionais, o que impacta diretamente no consumo de combustível.


3º) Um pneu mais leve e menor é bem mais fácil de manusear e de instalar quando há necessidade de colocá-lo para rodar.


4º) Pneus mais finos e leves são mais baratos para a produção. Ou seja, o preço do estepe temporário é bem menor no comparativo com os estepes normais.


5º) Estepes temporários são menos visados pelos bandidos. Primeiro por conta do preço reduzido, que acaba sendo menos interessante; segundo, porque os estepes de emergência têm limite de velocidade para rodar (sobre isso, falaremos a seguir).


Agora que você já sabe as vantagens de um estepe temporário, também precisa conhecer as desvantagens.


As desvantagens do estepe temporário


Como falamos, os estepes temporários são bem mais finos que os convencionais, o que faz com que não tenham muita resistência, tampouco boa aderência e estabilidade na pista.


Justamente por isso, eles não podem ser usados para realizar manobras bruscas e têm limite de velocidade para rodar. As orientações variam de acordo com o fabricante, mas geralmente é de 80 quilômetros por hora — velocidade suficiente para ir até uma loja de pneus ou oficina e efetuar a troca.


É importante também se atentar para a vida útil do estepe temporário. Depois de cinco a seis anos, ele perde algumas das suas características e começa a ressecar. Após 10 anos de fabricação, deve ser inutilizado por causa do risco de estouro.


O estepe temporário não é igual ao convencional, mas tem suas vantagens e pode fazer a mesma função desde que o motorista tenha consciência das limitações do pneu e respeite esses limites para não correr riscos. Quer saber mais sobre veículos? Acompanhe o blog da Ladinho!