Maio Amarelo: respeito é tema do movimento em 2021


O quinto mês do ano é dedicado à conscientização por um trânsito mais humano e seguro. É o movimento Maio Amarelo, que acontece não só no Brasil, mas no mundo todo.

Essa é uma ação internacional entre o poder público e a sociedade civil com um único objetivo: tornar o trânsito seguro e diminuir acidentes. E isso é feito colocando em pauta o tema segurança viária e estimulando a participação da população, de empresas, governos e entidades no movimento. 


A cada ano, o Maio Amarelo ganha um tema. E diante desse contexto em que a internet e as redes sociais viraram campo de batalha, o Observatório Nacional de Segurança Viária (ONSV) trouxe uma reflexão de algo que tem faltado à sociedade de maneira geral: o respeito – aliado à responsabilidade.


O tema do Maio Amarelo de 2021 no Brasil, portanto, é “Respeito e Responsabilidade: pratique no trânsito”.


A motivação para a campanha do Maio Amarelo 2021


Segundo o diretor-presidente da entidade, José Aurelio Ramalho, respeito e responsabilidade entraram na pauta deste ano por serem questões que deveriam alicerçar todas as relações da sociedade. O que não é diferente no trânsito.


As pessoas têm que se conscientizar sobre a necessidade de desenvolver um trânsito cada vez mais seguro, em que o respeito deve sempre prevalecer — por parte de motoristas, motociclistas, ciclistas e até mesmo pedestres.


As regras foram criadas para ser respeitadas a fim de evitar mortes e sequelas: não usar o celular enquanto dirige, se atentar para os limites de velocidade da via, não ultrapassar sinais de trânsito, dar passagem à faixa de pedestres e ciclovias, fazer uso de cadeirinha para crianças e capacete, entre tantas outras.


Além disso, a empatia é o carro-chefe da convivência. “Colocar-se no lugar do outro” e “não fazer ao outro o que você não quer que alguém faça a você” devem ser exercícios diários no trânsito.


Ações do movimento em 2021 no Brasil


Desde 2014, quando nasceu o movimento Maio Amarelo, houve redução no número de mortes no trânsito brasileiro e alterações no CTB (Código de Trânsito Brasileiro). As ações desenvolvidas nas últimas edições, portanto, têm surtido efeito para um trânsito cada vez mais seguro. 


Mas o trânsito brasileiro ainda mata milhares de pessoas todos os anos — em 2019, foram mais de 31.945 vidas perdidas no Brasil. Por isso, estimular o respeito e a responsabilidade se faz necessário.


Neste ano, por conta da pandemia, o Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), em parceria com o Observatório Nacional de Segurança Viária, propagará ações digitais. Estão previstos:


  • Incentivar o uso de passarelas, faixas elevadas e faixas de pedestres;

  • Alertar condutores sobre sinalizações e cuidados com aqueles que estão mais vulneráveis no trânsito: pedestres, ciclistas e motociclistas.

  • Orientar sobre as responsabilidades de todos no trânsito;

  • Tratar da humanização das estatísticas de acidentes para a segurança no trânsito.


Os principais monumentos de Brasília também serão iluminados em referência ao Maio Amarelo. Entre eles estão o prédio do Supremo Tribunal Federal (STF), os palácios do Buriti, do Itamaraty e do Planalto, além do Museu Nacional, a Catedral, o Monumento JK e a Ponte JK.


A Ladinho Veículos entende que todos têm o papel de contribuir para um trânsito mais seguro, com respeito à própria vida e à vida das outras pessoas. E convida todos os motoristas e pedestres a aderirem ao Maio Amarelo e se tornarem responsáveis no trânsito. Vamos fazer a nossa parte!