Documento digital do carro: tire suas dúvidas

Foto: divulgação

Não há que se negar: a pandemia da Covid-19 trouxe muitas mudanças e acelerou processos. Um deles foi a emissão exclusivamente digital do Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV), que já está valendo em todo o Brasil em 2021.

Isso significa que os motoristas não vão mais precisar levar o “documento do carro” para todos os lugares, porque as consultas podem ser feitas na tela do celular. 

Mas como a mudança é recente, ainda há quem tenha dúvidas. Então confira quais são as principais.

O que é o CRLV Digital?

É a versão eletrônica do Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV) que, junto à CNH Digital, compõe o aplicativo Carteira Digital de Trânsito (CDT). O CRLV é o documento de porte obrigatório, expedido pelos Detrans estaduais, que concede aos motoristas o direito de trafegar com o automóvel.

Mas posso continuar trafegando com o documento físico?

Você não receberá mais a versão impressa do CRLV. No entanto, se preferir, pode fazer a cópia, em papel, do documento do carro digital com o QR Code gerado pelo Denatran. Assim, se estiver sem celular (ou sem bateria), o certificado pode ser verificado pelas autoridades.

Como baixar o CRLV Digital?

Você vai precisar da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) com QR Code (começaram a ser emitidas a partir de maio de 2017) e um celular. Confira o passo a passo:

  1. Instale o aplicativo “Carteira Digital de Trânsito (CDT)” disponível nas lojas Google Play e App Store;
  2. Realize o cadastro de usuário no próprio aplicativo;
  3. Ative a conta por meio do link enviado para o e-mail cadastrado;
  4. Para obter a CNH Digital, valide seu cadastro por meio do Portal de Serviços do Denatran com o uso do certificado digital (ou, pessoalmente, junto ao Detran da sua jurisdição);
  5. Para adicionar o documento CRLV Digital, não é necessário realizar a validação do cadastro, basta informar o número do Renavam e o Código de Segurança do CRV (antigo DUT);
  6. Gere a chave de acesso com 4 dígitos (PIN);
  7. Adicione a versão digital dos documentos (CNH Digital e/ou CRLV Digital);
  8. Visualize os documentos adicionados.

Há alguma restrição para emissão do documento?

Assim como acontecia com a emissão do certificado físico, o CRLV Digital somente será expedido se estiverem quitados todos os débitos relativos a tributos, encargos e multas de trânsito vinculados ao veículo. 

O pagamento do Seguro Obrigatório de Danos Pessoais causados por Veículos Automotores de Via Terrestres (DPVAT) também é obrigatório em alguns Estados — não é o caso de São Paulo.

Quem tem vários veículos vai ter mais de um CRLV Digital?

Sim. O aplicativo Carteira Digital de Trânsito permite adicionar mais de um CRLV Digital. Você precisará informar o número do Renavam e o código de segurança impresso no Certificado de Registro de Veículo (CRV) de cada automóvel.

E é possível dividir o CRLV com outras pessoas?

Sim, se uma família usa o mesmo veículo, o documento pode ser “dividido”. É possível compartilhar o CRLV com até cinco aparelhos smartphone.

Com a Resolução n° 809 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), publicada em 24 de dezembro de 2020, o CRLV passa a conter outros dois documentos vinculados: o CRV (popularmente conhecido como DUT) e o CLA.

A normativa também determina em meio digital a Autorização para Transferência de Propriedade do Veículo (ATPV), que é o comprovante de transferência de propriedade.

Mas, para quem já possui o documento de registro e a autorização para transferência de propriedade em papel-moeda, as mudanças não trarão impactos práticos imediatos porque os documentos continuam valendo. A medida vale para veículos registrados a partir de janeiro de 2021.

Se tiver alguma outra dúvida, não hesite em acionar os consultores da Ladinho. Estamos aqui para ajudar.