Verão: conheça os principais cuidados que você deve ter com o carro

Foto: freepik

O verão começou oficialmente no dia 21 de dezembro e logo vêm as férias de final de ano. Nesse período aumenta o tráfego nas estradas, os engarrafamentos e as viagens à praia, o que já coloca os veículos em situações mais delicadas.

Mas as temperaturas médias e altas, bem como as famosas chuvas de verão, já são suficientes para que a atenção com o veículo fique redobrada nesta época do ano. Neste post vamos dar dicas de quais são os melhores cuidados com o carro no verão. Acompanhe!

1. Evite danos da maresia

A alta temperatura, aliada aos altos indicadores de umidade do ar, podem ser uma ameaça às peças metálicas dos veículos. 

Como sabemos que em viagens para a praia, não há como afastar o veículo da maresia, a dica é fazer revisões antes e depois da viagem, para avaliar a necessidade de medidas corretivas, como a lubrificação de peças. Uma lavagem anti-óxido por baixo do veículo — a área mais afetada pela maresia — também é recomendada.

2. Proteja as borrachas dos vidros

Quando expostas por muito tempo ao calor extremo ou ao clima seco, as borrachas dos vidros podem se desgastar. Para evitar que isso aconteça, basta usar películas protetoras nos vidros do automóvel — o famoso insulfilm — que ainda contribui para diminuir o calor no interior do veículo.

3. Hidrate os bancos de couro

Se o banco do seu carro for de couro, saiba que ele pode ressecar no verão. Usar produtos à base de silicone ou hidratantes próprios para o material eliminam esse risco. 

4. Cuide da pintura

Os raios ultravioletas e o excesso de chuva podem provocar manchas na lataria. Para evitar o problema, é recomendável encerar o carro ao menos uma vez ao mês. O procedimento faz com que a tinta fique mais protegida. Outra dica é evitar produtos de limpeza doméstica e sempre utilizar os específicos para o carro.

5. Atenção ao ar-condicionado

Imagina ter que ficar sem o ar-condicionado em pleno funcionamento no verão? É algo que ninguém quer. Então, é importante cuidar da manutenção e trocar os filtros a cada 20 mil quilômetros, já que os componentes têm a função de purificar o ar e proteger as peças internas contra danos.

6. Evite o desgaste dos pneus

Sim, o desgaste dos pneus ocorre muito mais rápido no verão que em outras épocas do ano e o motivo é bastante simples: a alta temperatura do asfalto. Portanto, se o carro rodar muito nesse período do ano, fique atento à condição dos pneus e leve o carro para uma revisão depois da viagem.

7. Atenção ao sistema de arrefecimento

O calor elevado faz com que o sistema de arrefecimento trabalhe em dobro. Ou seja, é preciso ter atenção redobrada com o motor no verão. A dica é revisar mais vezes o nível de água do radiador e estar sempre atento ao marcador no painel.

Para evitar o superaquecimento, troque o aditivo do radiador a cada 10 mil quilômetros.

8. Use uma capa

Não é de hoje que muitos motoristas revestem os veículos com capas de proteção, o que é uma alternativa excelente para esse período do ano. Hoje há opções com materiais térmicos resistentes e que não riscam a carroceria.

9. Evite locais perigosos

Enchentes podem ser prejudiciais para os veículos — e para a sua segurança. Portanto, evite ao máximo transitar durante o verão por locais em que as enchentes são recorrentes. Muitas vezes não há tempo para mudar de direção quando as enxurradas começam.

Gostaram das nossas dicas? Aproveite bem os dias de sol, mas não negligencie os cuidados com o seu carro. Bom verão e boas férias!