Pequeno guia do carro na pandemia


A pandemia do novo coronavírus impactou todos os setores da sociedade e não poderia ser diferente com os serviços relacionados aos automóveis.

Esse período de incertezas e distanciamento social trouxe dúvidas com relação a seguro e consórcios, compra e venda de veículos e alterou prazos de revisão, licenciamento, validade da CNH, etc.

São tantas as mudanças que fica até difícil acompanhar. Mas não se preocupe, iremos ajudar a sanar as principais dúvidas e trazer as principais orientações com relação aos veículos durante esse período de pandemia do novo coronavírus. Acompanhe!

Posso pedir desconto no seguro?

Como a pandemia tem afetado o orçamento de muitas pessoas, uma das alternativas é recorrer a descontos ou prazos maiores. E por que não pedir desconto no seguro do carro ou cancelamento do contrato?

Pode até parecer interessante, mas é preciso atenção. Não há respaldo no Código de Defesa do Consumidor para que haja redução do valor do seguro do carro.

Ainda assim, nada impede que haja uma negociação entre consumidor e seguradora, já que a menor incidência de sinistros implica em melhoria da classe de bônus do segurado para o ano seguinte.
O encerramento de contrato não é a opção mais segura e nem recomendada. Caso opte por essa solução, consulte a apólice para entender o acordo.

É hora de vender ou comprar um carro?

Se você está com essa dúvida, vamos apresentar a conclusão a que chegou a empresa KBB (Kelley Blue Book), que faz pesquisas de mercado:

  • Automóveis mais baratos, com mais de dois anos de uso, caíram de preço porque os proprietários estão com dificuldades em pagar as prestações e têm que vender o carro para resolver a vida financeira;
  • Automóveis mais caros, acima de R$ 80 mil, também caíram de preço, porque o pequeno empresário está vendendo seu carro para fazer caixa;
  • Concessionárias aumentaram o valor dos carro zero quilômetro;
  • Automóveis na faixa média e com menos de dois anos de uso subiram de preço, porque são alternativas frente ao aumento das concessionárias.

Leis de trânsito sofrem alterações


O Conselho Nacional de Trânsito (Contran) formalizou algumas deliberações que tratam de ampliação e interrupção de alguns prazos e procedimentos durante a pandemia da Covid-19. Uma delas é relativa ao vencimento da Carteira Nacional de Habilitação.

Condutores que estiverem com a CNH vencida desde 19 de fevereiro de 2020 podem dirigir normalmente sem que cometam infração de trânsito. A mesma data é a base para o Certificado de Registro de Veículos. Ou seja, quem fez transferência de propriedade de veículo a partir de 19 de fevereiro pode aguardar para adotar as providências necessárias.

Prazos interrompidos
O registro e licenciamento de veículos novos, desde que ainda não expirados, também estão com prazos interrompidos. O mesmo acontece para apresentação de defesa e recursos de suspensão do direito de dirigir e cassação do documento de habilitação.

Processo de habilitação
O processo de habilitação ganhou mais tempo. Os candidatos têm agora 18 meses para fazer aulas e provas teóricas e práticas – até então todo o processo de habilitação tinha o prazo de 12 meses.

Multas
Durante a pandemia não haverá remessa de multas aos proprietários e a infração de trânsito ficará registrada apenas no sistema do órgão autuador. Os prazos para apresentação de defesa da autuação, recursos de multa, defesa processual e identificação do condutor infrator também estão interrompidos.

Consórcios têm mudanças

Com a suspensão dos sorteios da Loteria Federal do Brasil pela Caixa Econômica Federal, a ABAC e a FenaCap firmaram acordo para realização de sorteio, com acompanhamento de auditores.

Outra mudança nos consórcios é a possibilidade de converter o crédito em espécie. Isso só poderá ser feito após 180 dias da contemplação e somente se as obrigações estiverem quitadas.

Revisões adiadas

A necessidade do isolamento social impediu que as datas e quilometragens previstas para as revisões dos veículos fossem respeitadas. A extensão dos prazos tem respaldo do Código de Defesa do Consumidor e muitos fabricantes facilitaram o processo ao oferecer o adiamento voluntariamente. Mas se você ainda não recebeu um comunicado, entre em contato com a loja em que comprou seu automóvel e negocie os prazos.




Dica extra: tire o carro da garagem

Se você chegou até aqui e esperava dicas sobre como proceder com o veículo na garagem, se enganou. A dica extra é para pegar seu carro e, sem pressa, fugir um pouco da quarentena para curtir a paisagem nesse clima de outono.

É importante tomar todos os cuidados necessários com elevador e maçaneta, mas respirar ar puro dirigindo o seu possante certamente lhe trará boas energias em um momento tão complicado quanto o que estamos vivendo. Cuide-se!