Neste post vamos responder às principais dúvidas e explicar quais os riscos — ou não — de andar com o tanque cheio ou na reserva. Depois, daremos dicas de como economizar combustível. Fique ligado!
Dirigir com o tanque vazio estraga a bomba de combustível?
É fato que a bomba elétrica trabalha mergulhada no tanque, envolta em combustível, o que faz com que muitas pessoas acreditem que, quando o tanque está abaixo de um quarto da sua capacidade — ou seja, sem gasolina ou etanol cobrindo totalmente a bomba — ela deixará de ser refrigerada e queimará.
Mas a refrigeração da bomba é interna. Isso significa que é o álcool ou a gasolina que ela puxa e passa em seu interior que faz com que não queime. Portanto, a quantidade de combustível em volta da bomba não importa.
O que não pode acontecer é o combustível acabar de vez, porque aí a bomba vai puxar ar do fundo do tanque e se aquecer até queimar. É a chamada pane seca, que pode causar danos mecânicos e render multa de trânsito.
Como o tanque vazio significa mais espaço para vaporização do combustível, pode ser mais difícil controlar o tempo de esgotamento, então é melhor evitar que o carro ande na reserva. Por isso o manual do proprietário de qualquer automóvel condena a prática.
Há ainda um outro ponto de atenção: quando o combustível chega lá embaixo, a bomba puxa para o seu interior essas últimas gotas que podem vir acompanhadas da sujeira que se acumula no fundo do tanque. Isso pode entupir o filtro e a bomba deixar de funcionar.
Tem problema encher o tanque até transbordar?
Tem. Essa prática encharca o cânister, válvula usada para filtrar os poluentes emitidos pelos carros, e faz com que ele perca sua eficiência. Como os vapores que emanam do tanque são tóxicos, o ideal é que o abastecimento pare assim que o gatilho for desarmado — ou seja, quando o frentista ouvir o primeiro “click”.
A quantidade de combustível no tanque interfere no consumo?
Muitas pessoas já ouviram falar ou tiveram a sensação de que o carro gasta mais combustível quando está com o tanque no limite menor que a metade. Mas é apenas uma impressão!
Por mais que a evaporação aumente, o gasto é desprezível. A sensação de gasto maior quando o ponteiro marca menos de meio tanque deve, na verdade, ser analisada ao contrário.
O que acontece é que, quando se completa o tanque até a boca, o nível do combustível vai um pouco acima de onde o ponteiro começa a marcar. Isso significa que o carro anda muitos quilômetros antes do marcador perceber uma redução do nível e acionar o ponteiro.
Mas encher o tanque até a boca continua não sendo recomendado. Primeiro, para não encharcar o cânister, como dissemos acima. Segundo, porque rodar com o tanque na capacidade máxima reduz a eficiência do veículo. Quanto mais peso, maior será a quantidade de combustível necessária para percorrer determinada distância.
Agora que respondemos às principais perguntas, vamos dar 4 dicas para economizar combustível.
1) Não abuse da velocidade
Acelerações bruscas afetam a média de consumo do veículo. Um carro gasta cerca de 20% mais de combustível quando está a 100 quilômetros por hora — no comparativo a 80 quilômetros por hora.
2) Deixe o carro mais leve
Quanto mais peso o carro tiver, mais o motor será exigido, o que significa maior gasto de combustível.
3) Calibre os pneus
A calibragem evita que o carro fique pesado e consuma mais combustível. O ideal é encher os pneus a cada 15 dias — ou antes, se necessário.
4) Troque as marchas corretamente
As “esticadas” na marcha ou andar em baixa velocidade com marcha mais alta que o necessário incidem em maior gasto de combustível.
Agora você já sabe quais são as melhores práticas para o bem estar do seu veículo e como economizar combustível. Conte com a Ladinho para cuidar do seu carro!