Uber pós-pandemia: tendências e dicas para motoristas


Com a pandemia do novo coronavírus, as empresas de transporte por aplicativo sofreram queda brusca no faturamento. E não é difícil imaginar o porquê: houve diminuição da demanda, atrelada à mudança de hábito das pessoas.

Mas há quem aposte em um cenário mais otimista pós-pandemia. Isso porque surgiram novas alternativas durante a crise, como o transporte de pets, entrega de supermercados, delivery de alimentos, parceria com lojas, etc. E não são apenas motoristas particulares que têm se enveredado por essa nova modalidade, mas grandes empresas também.

A Uber, por exemplo, que tinha como foco o transporte de passageiros, se viu obrigada a mudar de direção. O Uber Eats (para delivery de comidas) já existia, mas ganhou projeção e passou a ser o principal serviço da empresa. E agora é possível até mesmo “fazer mercado” pelo Uber Eats, com a solução Cornershop.

No pós-pandemia, com esses novos serviços e a retomada do transporte de passageiros, o setor de transporte por aplicativo deve ficar aquecido. O que pode ser uma grande oportunidade para quem pensa em ter uma renda extra – ou até mesmo fazer disso sua renda única.

Escolha os melhores carros

Para quem pensa, então, em “abraçar” essa oportunidade, é bom ficar atento na hora de adquirir o automóvel e não sair comprando o primeiro que aparecer. Isso porque há vários fatores que devem ser levados em consideração. Vamos dar 3 exemplos.

1º) Custo: para os motoristas, é interessante a aquisição de um veículo com custo acessível, econômico e de fácil manutenção.

2º) Espaço e conforto: em um cenário competitivo, irá se diferenciar quem puder oferecer conforto e espaço para os passageiros. E um bom bagageiro, principalmente para os transportes em regiões próximas a aeroportos.

3º) Acessórios: atenção para funcionamento do ar condicionado e localização da tomada 12v, que pode ser um grande diferencial para os passageiros.

Agora que você já sabe em quais fatores deve prestar mais atenção, vamos listar 5 modelos de veículos ideais para motoristas de transporte por aplicativo.

Renault Logan

Foi praticamente o primeiro carro a chegar no mercado aliando baixo custo e muito espaço para passageiros e bagagens. O formato de sua carroceria permite levar três passageiros no banco traseiro com conforto. O ponto negativo é a tomada, que fica ao lado do câmbio e longe do passageiro.




Nissan Versa

O banco traseiro acomoda dois passageiros tão bem quanto um sedã grande, porque a Nissan deslocou esse banco mais para trás que o normal. A mudança, no entanto, precisou limitar as laterais, o que significa que ter um terceiro passageiro pode não ser boa ideia. A tomada USB fica no console – nem tão perto do passageiro, nem tão distante.


Fiat Cronos

Ele não é tão espaçoso quanto os modelos anteriores, mas tem boa folga para as pernas e a cabeça e ainda conta com tomada USB na traseira a partir da versão Drive. Para o passageiro, esse detalhe faz bastante diferença. A dica é adquirir o modelo com motor 1.3 e câmbio manual.



Toyota Etios Sedan

Um automóvel que ganhou espaço no mercado por ter baixo custo de manutenção e boa liquidez no mercado de usados. O espaço interno é ótimo, bem como a capacidade do porta-malas. É excelente para três passageiros, mas a tomada 12v está localizada no painel – bem distante dos passageiros.



Chevrolet Spin 


Para finalizar, uma minivan que conta com bom espaço em seu interior e ainda dispõe de um porta-malas de 710 litros. O que é excelente para carregar grandes volumes em viagens.



Como puderam ver, cada veículo acaba sendo mais vantajoso em um aspecto que outro. E há ainda mais opções, como o Renault Sandero, o Chevrolet Onix, o Fiat Grand Siena, etc. Venha fazer um test drive aqui na Ladinho para ver qual seu adapta melhor a você!