Primeiro carro e tudo o que você precisa saber para não passar aperto

Foto: freepik
Você mal está acreditando que passou no teste prático de direção e agora é uma pessoa habilitada. Parabéns, não deve ter sido fácil chegar até aqui. E até podemos imaginar qual é seu mais novo desejo: ter seu primeiro carro, levar os amigos para passear e até fazer pequenos favores para os membros da família.

Pode ficar tranquilo que logo você estará fazendo tudo isso. Mas certamente ainda está um pouco inseguro, porque nem tudo é ensinado nas aulas de direção. E se o pneu furar? E se eu bater o carro? Como devo checar o óleo?

Essas são algumas questões que rondam a mente de todos os recém-habilitados, o que é natural, porque ter habilitação e saber dirigir realmente não é suficiente para sair rodando por aí. Mas fique tranquilo, nós vamos ajudar a sanar suas dúvidas para que esteja 100% pronto para dominar as ruas.

O pneu furou

Você pode até torcer para que essa situação nunca aconteça, mas isso não vai impedir que um dia, cedo ou tarde, seu pneu fure. Então é bom que esteja preparado – nem que seja na teoria.

Se estiver inseguro, pode buscar por ajuda ou ligar para o seguro automotivo, mas trocar o pneu não é um bicho de sete cabeças. Siga esse passo a passo que vai dar tudo certo e ainda poderá sair divulgando por aí seu ato de heroísmo.


  • Desligue seu carro;
  • Sinalize com o triângulo;
  • Retire a calota do pneu;
  • Pegue o macaco no porta-malas e posicione-o em contato com a parte metálica do veículo. Atenção: o ideal é que o carro esteja estacionado em local sem aclive ou declive.
  • Com o carro ainda no chão, afrouxe as porcas no sentido anti-horário;
  • Movimente o macaco para levantar o carro e retire o resto dos parafusos;
  • Remova o pneu furado, coloque o estepe no eixo e encaixe os parafusos.
  • Abaixe o macaco e termine de apertar os parafusos. Coloque força.

O carro está ficando sem combustível

Ok, você deve saber que ficar totalmente sem combustível não é opção, além de ser considerado uma infração média pela Código Brasileiro de Trânsito. Mas caso aconteça, tente ficar tranquilo e encoste o carro em um local seguro.

Primeira providência a ser tomada é sinalizar com o triângulo e pisca-alerta ligado. Depois, precisará que alguém traga o combustível.

Aqui vale frisar que rodar até o fim da reserva também não é recomendado porque a bomba de combustível puxará sedimentos que se acumulam no fundo do tanque e que podem entupir o filtro, a bomba e a tubulação. Portanto, não deixe para abastecer nos 45 minutos do segundo tempo.

Coloquei combustível errado

Pode até ser pouco improvável, mas não é incomum isso acontecer. O importante é saber que o combustível errado deve ser totalmente retirado do tanque e ser inutilizado.

Não tente fazer o procedimento, porque o líquido não pode ser extraído da boca do tanque. Leve o veículo até um mecânico para que ele drene o combustível o mais rápido possível, porque o carro vai se locomover por poucos quilômetros.


Como regular o retrovisor?

Você já deve ter ouvido falar nos famosos pontos cegos e no tanto que eles podem prejudicar a direção. Pois bem, é possível evitá-los se você regular o retrovisor corretamente.

A regra básica é ajustar os espelhos para que cubram o maior campo visual possível. O retrovisor interno deve abranger a maior área do vidro traseiro; já os externos devem pegar o mínimo possível da lateral do carro. Sempre que trocar de veículo ou de motorista, regule os retrovisores!

Bati o carro. E agora?

Ninguém quer bater o carro, mas é importante estar minimamente preparado para essa possibilidade. Se isso acontecer, primeiro verifique se alguém se feriu – seja passageiro do veículo que estiver dirigindo, seja passageiro de outro veículo envolvido no acidente ou pedestre.

Se houver vítimas, independente da gravidade, acione o Samu por meio do telefone 192. É dever do condutor prestar socorro às vítimas.

Agora, caso não haja vítimas, é necessário retirar os veículos da via e fazer a sinalização com triângulo e pisca-alerta. A distância mínima entre a sinalização e a batida de trânsito é de 30 metros.

O próximo passo é anotar a placa do outro veículo envolvido, pedir um documento do condutor e acionar o seguro. Caso vocês discordem da responsabilidade do acidente de trânsito, é possível contratar uma perícia particular para analisar a batida e emitir um parecer. Sempre faça o registro do acidente por meio de um Boletim de Ocorrência (B.O.).

Como checar o óleo 

Esse procedimento é bastante simples e essencial para a vida útil do seu primeiro carro. Retire a vareta de dentro do capô e limpe os resíduos que estiverem nela com um pano que não solte fiapos. Na sequência, introduza a vareta no local indicado do óleo e gire. O nível deve estar entre o mínimo e o máximo. Se estiver no mínimo, você precisará colocar óleo.

Agora que você já sabe o que fazer em casos que fogem um pouco do controle, pode sair dirigindo por aí. Mas, antes, passe aqui na Ladinho para se apaixonar pelo seu primeiro veículo!