Conheça os 5 golpes mais comuns de veículos e saiba como não cair neles


Quem comercializou um veículo anos atrás e agora quer vender seu carro ou comprar um novo, vai notar a diferença. O leque de possibilidades em encontrar um carro usado ou seminovo aumentou – e muito! – com a internet. Para achar comprador, também ficou mais fácil.

É possível anunciar em sites de compras, em redes sociais ou até mesmo em grupos do Whatsapp. O problema é que, quase na mesma proporção, os golpes se tornaram cada vez mais comuns. Por isso, todo cuidado é pouco!

Vamos listar os 5 golpes mais comuns para que você não caia neles. Confira!

1. Carro direto de fábrica

Você está procurando um carro seminovo e surge a oportunidade de adquirir um zero quilômetro direto da fábrica. Incrível, né? Cuidado, pode ser golpe!

Os golpistas geralmente apresentam supostos contatos com funcionários de montadoras e alegam que têm direito à compra dos veículos novos sem intermediários – ou seja, com ótimos descontos.

Pode acontecer até mesmo do interessado ser levado à porta da fábrica, o que faz parte da encenação. Se na sua cidade há montadoras, atenção redobrada! 

Durante o encontro, o golpista e o “funcionário da fábrica” apresentam documentos timbrados e exigem um depósito para o negócio. E, claro, o dinheiro da compra deve sair da conta do “funcionário” para a conta da fábrica. Após o depósito, os golpistas desaparecem.

2. Gasparzinho – ou carro fantasma

Aqui os golpistas aproveitam da pressa do comprador ao se deparar com uma oportunidade aparentemente muito vantajosa.

O esquema é simples: eles anunciam veículos com preços muito abaixo do mercado e condições atrativas, como prestações a perder de vista, taxas de juros baixas e entrada de 10% a 20% do valor anunciado. As ofertas realmente parecem reais porque são feitas em meios tradicionais de divulgação, como jornal, internet, rádio e TV.

Quando o interessado entra em contato, os golpistas alegam que o veículo está em outro Estado ou País, mas mostram fotos e até o convidam para conhecer o veículo pessoalmente.

Nas próximas conversas, informam que há um novo interessado e que estão prestes a fechar a venda daquele veículo. Mas dizem que podem segurar o negócio se houver um depósito ou transferência bancária. Com pressa, o comprador efetua o depósito e perde o dinheiro – geralmente da entrada.

3. Carro prisioneiro

Golpistas afirmam que têm acesso a carros apreendidos e que seriam comercializados em leilões oficiais. Apresentam uma documentação bastante plausível e exigem um depósito para concretizar o negócio. Após o pagamento, desaparecem do mapa.

4. Veículo consignado

Esse golpe é aplicado por lojas de carros que não têm idoneidade. Elas procuram anúncios de vendas, fazem contato com os proprietários dos veículos e os convencem a deixar o carro em consignação na loja. Como parte do truque, dizem que há muitos clientes interessados naquele modelo.

A partir daí, há várias possibilidades de golpes. Um deles é a loja vender o veículo, mas não o transferir para o novo comprador; o outro é a loja falsificar seus documentos e utilizar procuração de venda falsa para vender o automóvel a desmanches clandestinos. Nos dois casos, será alegado que o carro foi roubado da loja.

5. Carro “prêmio”

Esse é um golpe clássico: você recebe um telefonema dizendo que ganhou um carro ou moto, mas precisa comprar valores altos em créditos para celular pré-pago ou efetuar uma transferência bancária para que o prêmio chegue até você.

As ligações geralmente vêm de presídios e são de códigos fora da sua cidade. Atualmente são os golpes mais fáceis de desconfiar.

Agora que você já conhece os 5 golpes mais comuns na venda e compra de automóveis, é hora de saber como se precaver para não cair neles.

  • Tenha uma noção dos valores médios praticados no mercado para os modelos dos veículos;
  • Sempre desconfie de preços muitos abaixo do mercado;
  • Nunca faça depósitos adiantados;
  • Confira a veracidade da documentação;
  • Peça para ver o veículo;
  • Consulte o Renavan do veículo que pretende comprar com um despachante de confiança ou em alguns sites. Mesmo que pague por isso, vale a pena;
  • Desconfie de lojas de automóveis sem credibilidade.

O importante é ter cautela na hora de comprar ou vender seu veículo. E, quando falamos em veículo, pode ser um automóvel, uma motocicleta ou até mesmo um caminhão.

Mas isso não significa que você precisa desistir de fazer um bom negócio. É verdade que a grande quantidade de golpes que invadiu o mercado de seminovos traz insegurança, mas o cliente pode buscar por lojas com referência no mercado. Aqui na Ladinho Veículos temos a preocupação em tornar o negócio seguro e bem atraente. Venha falar conosco!