4 dicas para conservar seu carro e conseguir uma boa oferta na hora da troca


Feche os olhos e pense no carro dos seus sonhos. Não vamos nos arriscar em tentar adivinhar a marca, o modelo e a cor do veículo que rondou seu pensamento, mas em uma coisa podemos apostar: ele estava limpo, brilhante e com aparência de novo. Certo?

Não é por menos. Como a compra de um veículo requer um alto investimento, é natural o desejo de priorizar a escolha por aqueles intactos, ainda que o budget não permita um 0km. Aliás, o automóvel não precisa ser zero quilômetro e nem ter tido um único dono para estar com aparência impecável. Basta que os proprietários sejam cuidadosos e adotem determinadas precauções.

Por aqui já falamos que o estado de conservação é de extrema importância na hora da compra ou venda de seminovos. Então se você quiser uma boa oferta na hora de trocar seu automóvel – e trafegar com um veículo sempre com cara de novo –, fique ligado nessas quatro dicas!

1. Não negligencie a limpeza

A falta de lavagem e limpeza interna do veículo, além de passar má impressão, podem acarretar em danos irreversíveis aos automóveis e trazer sérias consequências para a conservação estética. O ideal é que o carro seja limpo a cada quatro semanas. Caso contrário, veja como a falta de banho pode ser prejudicial ao seu automóvel:

- Barro e areia causam rachaduras e vão tirando o brilho da lataria caso fiquem acumulados no capô ou teto, por exemplo;

- As fezes ácidas dos pássaros podem danificar a camada de verniz ou a própria tinta do veículo, causando manchas de difícil reparo;

- Areia, terra e palhetas limpadoras sujas e ressecadas podem causar pequenos riscos nos vidros do carro;

- Urina de cães provoca manchas da pintura da roda e pode danificar porcas e parafusos.

Manchas


Além da limpeza frequente, para evitar manchas, o ideal é deixar o veículo longe de fezes de pássaros, óleos de freio, goteiras de cimento e tíner. Mas, se estacionar embaixo de árvores for inevitável, procure limpar a sujeira assim que a vir. Caso seu veículo esteja com manchas desconhecidas, o ideal é levar a uma oficina especializada, pois produtos caseiros podem agravar o problema.

Lavagem


Ficou claro que a limpeza do seu veículo não deve ser negligenciada, certo? Se estiver com dúvida entre fazer você mesmo o processo ou levar a um lava-rápido, algumas precauções também devem ser adotadas. Se optar pela primeira alternativa, jamais use querosene, pois o produto prejudica a pintura e as borrachas da suspensão. Use apenas sabão neutro e água e sempre seque o veículo após a lavagem.

Agora, se a falta de tempo ou espaço fizer com que seja preciso levar o veículo ao lava-rápido, certifique-se de que os funcionários façam o serviço da forma correta. A máquina nunca pode ser higienizada, por exemplo, embaixo do sol. E a limpeza deve começar pelo teto para que a bucha suja de terra – das rodas do veículo – não danifique a lataria.

2. Conserte os amassados


Já falamos por aqui que é mito que carros de único dono são melhor conservados e estão entre a preferência das pessoas que buscam por veículos seminovos ou usados. Isso porque há automóveis que passaram por três ou mais donos cuidadosos e são mais qualificados que aqueles que tiveram um único dono.

Dentre esses cuidados está o conserto de eventuais amassados na lataria do veículo. Mesmo que mínimos, eles devem ser reparados o quanto antes pois a ferrugem pode tomar conta da área afetada e o aspecto do automóvel piorar.

3. Polimento x Enceramento


É fato que, ao sair com um carro zero quilômetro da concessionária, ele já valerá muito menos do que você investiu. E, para quem pensa em posterior revenda, há alguns critérios a serem considerados na hora de escolher o zero quilômetro.

Mas, há outros fatores que são inerentes a qualquer veículo, como a conservação. Para que a máquina tenha sempre aparência e brilho de um zero quilômetro, é importante que passe por enceramento e polimento de tempos em tempos. De maneira geral, se o veículo ficar exposto com frequência ao sol e à chuva, o ideal é passar por um enceramento a cada três meses e por um polimento anual.

Você sabe a diferença entre os dois procedimentos?

Polimento: recomendado para pinturas manchadas, queimadas de sol, riscos de pouca profundidade, manchas provocadas por árvores e pássaros, peças que foram repintadas e perderam o brilho. Deve ser feito com moderação porque, a cada procedimento, uma parte do verniz é removida.

Enceramento: Indicado para todos os veículos, principalmente para os novos, seminovos e repintados. É o jeito mais simples e barato de proteger e deixar seu carro mais bonito.


4. Cuide do interior do veículo


Sabemos que o exterior do veículo é o que primeiro chama a atenção, mas para que seu veículo tenha uma boa oferta na hora da troca, é essencial cuidar da parte de dentro, principalmente dos bancos.

Se forem de couro, eles devem ser hidratados de tempos em tempos: a cada três meses se o couro for sintético e uma vez ao ano se for genuíno. O ideal ainda é evitar o consumo de alimentos dentro do carro, principalmente aqueles com cheiro forte ou excesso de óleo.

Os tapetes também devem ser limpos com frequência, com água e sabão ou escova umedecida.

Como você pode perceber, esses cuidados diários farão toda a diferença na hora de trocar seu automóvel, pode apostar!