Veja 3 motivos para adquirir uma moto


Usada cada vez mais como alternativa para a mobilidade flexível, econômica e eficiente, basta percorrer as ruas para notar que o número de motocicletas no trânsito está cada vez maior.

Se você ainda tem dúvidas, os números comprovam. De janeiro a setembro deste ano saíram das linhas de produção 836.450 unidades, número 7,5% maior no comparativo com o mesmo período do ano anterior. O cenário é de otimismo para 2020, quando a produção de motocicletas deve ter um crescimento de 6,3%, segundo projeção da Abraciclo, a Associação Brasileira dos Fabricantes de Motocicletas, Ciclomotores, Motonetas, Bicicletas e Similares.

As expectativas são grandes por causa da oferta de crédito e das taxas de juros atrativas, que fazem com que muitos condutores migrem de carros ou transportes coletivos para as motocicletas. Há também aqueles que planejam trocar suas motos por modelos 0km.

Você já faz parte de algum desses dois grupos? Se nunca teve uma motocicleta, veja agora 3 motivos para adquirir a sua!

1. Baixo custo


Quando se fala em economia, o transporte público é a melhor opção para deslocamentos entre sua casa e o trabalho, a faculdade ou até mesmo espaços de lazer. Mas, quando ele não consegue atender por completo as expectativas, talvez seja hora de buscar outra solução.
Nas grandes cidades, os inconvenientes do transporte coletivo geralmente estão relacionados à necessidade de pegar mais que uma condução por trajeto ou passar tempo no trânsito. Por outro lado, em cidades menores o transporte coletivo não atende todas as regiões e/ou tem horários restritos.
Por esses e outros motivos, a motocicleta surge como excelente alternativa. O custo de aquisição é baixo, você terá flexibilidade para fazer seu próprio horário, sua própria rota e sem inconvenientes pelo caminho.

2. Mobilidade

Além de poder ir e vir para onde e quando quiser, as motocicletas têm facilidade para se mover em grandes e médios centros urbanos. Não é à toa que os serviços de delivery fazem uso delas.
Com elas é possível evitar o congestionamento, trafegar com mais rapidez e ainda estacionar com mais facilidade.

3. Economia na manutenção

Além do custo menor de aquisição – com facilidade do crédito e baixas prestações –, a motocicleta consome menos gasolina e sua manutenção é geralmente mais em conta.

Enquanto um carro consegue fazer de 8 a 16 quilômetros por litro de combustível, uma motocicleta pode chegar a até 45 quilômetros. Mas é claro que fatores como tipo de combustível, modelo do veículo e deslocamento interferem nesse índice.

Há quem esteja se perguntando ainda como funciona o seguro de uma motocicleta e se vale a pena. Na verdade, muitas pessoas acreditam que, dependendo do valor do veículo, não compensa a despesa com a seguradora, mas é possível optar apenas pelo seguro contra roubo e furto, por exemplo – e não pelo seguro total.

A decisão vai depender da cidade onde mora, de que forma será feito o deslocamento e onde a motocicleta ficará estacionada.

Segurança


Se você foi convencido a adquirir sua moto, não se esqueça dos altos índices com acidentes envolvendo motocicletas no trânsito. Elas não possuem a robustez dos automóveis e, portanto, expõem seus condutores a riscos maiores. Assim, atente-se aos itens de segurança. É preciso, sim, usar capacete mesmo que só vá até a esquina de moto.

Sendo cuidadoso e zelando pela vida, você estará pronto para usufruir dos benefícios das duas rodas.

Se precisar de uma ajuda na escolha, conte com a Ladinho Veículos!