Scooters são tendência para 2020

IMAGEM: Freepik

Já abordamos aqui no blog três vantagens em adquirir uma motocicleta e se essa foi a sua decisão, hoje você vai conhecer a grande tendência do momento no quesito duas rodas: os scooters.

Visual, tecnologia, conforto, praticidade e facilidade são os cinco principais fatores que fazem com que o modelo seja o novo queridinho dos motoristas.

O Salão Duas rodas e a Associação Brasileira dos Fabricantes de Motocicletas, Ciclomotores, Motonetas, Bicicletas e Similares (Abraciclo) confirmam essa tendência para 2020. Segundo a Abraciclo, somente em outubro foram licenciadas 9.263 motocicletas da categoria. O Renavam apontou ainda a alta de 56,9% de scooters em relação ao mesmo mês do ano passado e de 26,8% na comparação com setembro.

Em números exatos, foram 74.965 scooters vendidas no varejo nos primeiros dez meses de 2019, contra 57.631 unidades no mesmo período de 2018. O crescimento, portanto, foi de 30,1%.

Você sabe o que é um scooter?


Segundo a definição oficial da Abraciclo, um scooter é “um motociclo de câmbio automático ou semiautomático concebido para privilegiar o conforto. É uma motocicleta sem carenagem, com motor propositalmente exposto e de alto desempenho, concebida para a utilização em terrenos pavimentados.”

Em linhas gerais, eles se diferenciam dos demais modelos em alguns aspectos:

- Têm assoalho dianteiro plano ou com apoio interno para os pés;

- Tanque de gasolina fica embaixo do banco ou do assoalho;

- Têm rodas pequenas;

- Não têm manete de embreagem.

Origem


Pode até ser que o nome cause certo estranhamento, mas certamente você já se deparou com algum scooter por aí. Isso porque sua história é antiga.

De maneira resumida, depois da Segunda Guerra Mundial, em uma Europa arrasada e com necessidade de locomoção, a fábrica italiana Piaggio fez um esboço de um veículo pequeno, de mecânica simples, econômico, resistente e fácil de pilotar. Como tinha uma traseira grande, foi apelidado de vespa.

A Lambretta se tornou, depois, a principal concorrente da Vespa e foi um dos veículos motorizados mais vendidos do mundo. Por isso, os japoneses viram a necessidade de transformar a Vespa nos atuais scooters, que hoje também são um símbolo cult, associado à juventude e aventura.

Principais consumidores


As mulheres ainda são as principais consumidoras de scooters no País. Aliás, é graças ao aumento de condutoras do sexo feminino que o mercado tem sido impulsionado cada vez mais.

Segundo a Abraciclo, o número de mulheres habilitadas para pilotar motocicletas cresceu 50,1% nos últimos seis anos. Como praticidade de locomoção e sensação de liberdade são alguns dos motivos para esse aumento, as fabricantes de motocicletas têm desenvolvido produtos que se encaixam nessas necessidades, como os scooters.

Com apelo visual - moderno ou estilo retrô -, os modelos são fáceis e práticos de dirigir.

Salão Duas Rodas 


Com o mundo dos scooters em plena expansão, o mercado cresce para atender aos diferentes clientes. Há modelos para quem está iniciando, mas também opções para quem busca capacidade cúbica superior, acima de 300 cm³. Afinal, quem tem um scooter hoje vai querer um dia trocar de categoria, não é mesmo?

O Salão Duas Rodas, que aconteceu em novembro deste ano, reforçou a tendência dos scooters. Ao menos sete novos scooters foram levados ao evento pela Honda, Yamaha, Kymco, Haojue e Vespa.

Confira:

Yamaha XMax: com motor de 22,8 cavalos, controle de tração e freios ABS.

Honda ADV 150: o conjunto mecânico é parecido com o do PCX, mas com suspensões mais longas.

Honda Forza 300: tem acabamento refinado, motor de  1 cilindro e 279 cc.

Kymco AK 550: motor de 2 cilindros, 51 cavalos de potência e até dois modos de pilotagem.

Kymco Agility 16+: tem freios ABS e motor de 12,5 cavalos.

Haojue VR 150: motor de 10,8 cavalos.

Vespa Club 125: modelo mantém as características tradicionais da marca e motor de 9,5 cavalos.

E aí, qual vai ser a sua?