CUIDADO, PERIGO! Quatro situações de risco nos carros que você duvida mas podem acontecer

Foto: freepik | jcomp

Depois de passar por vielas estreitas e grandes avenidas intacto na fuga, o carro finalmente para e o herói aparece ileso. Mas, quando abre a porta e finalmente pisa no chão, é surpreendido por um choque e morre. Por fora, um fio de alta tensão, resultado dos estragos da perseguição, está sob o carro.

Embora a descrição acima soe como o clímax de um filme de ação, não é fictício o fato de que uma pessoa possa ser eletrocutada mesmo estando no interior do veículo — um dos pontos mais seguros no caso de descargas elétricas.

Além desse acidente — que parece de cinema, mas pode acontecer na vida real — outros descuidos envolvendo o carro no dia a dia podem resultar em tragédia.

O Blog Ladinho Veículos selecionou 4 deles. Confira e previna-se!

Garrafinha de água 

Talvez você nunca tenha pensado sobre isso, mas deixar garrafinhas transparentes com água no carro pode causar incêndios. O alerta tem circulado pelo whatsapp e faz todo o sentido. Afinal, a luz do sol bate na garrafa e, se estiver cheia de líquido, funcionará como uma lupa, amplificando o feixe de luz a ponto de queimar o interior do carro. Uma vez iniciado o incêndio, não é difícil chegar a uma explosão.

Para provar que isso é possível, bombeiros nos Estados Unidos realizaram um teste e descobriram que a luz do sol ampliada através de uma garrafa de água chegou a 120°C.

Ainda sobre as garrafinhas, você já deve ter lido ou ouvido por aí que quando submetidas a altas temperaturas, elas liberam uma substância chamada Bisfenol A (BPA), contaminando a água.

Nesse caso, não estamos falando de uma verdade extrema. A revista Quatro Rodas investigou a informação e constatou que como a garrafa PET não contém BPA por determinação da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária). A notícia, portanto, é falsa.

Porém, vale lembrar que no caso de squeezes não necessariamente produzidos sob regras da Anvisa, os corantes, os pigmentos e os metais pesados podem contaminar a água. O resultado, no entanto, não é tão dramático, resumindo-se a um desconforto estomacal sem problemas graves para a saúde.

Aerosol sob altas temperaturas

Se você compra desodorantes e shampoos em aerossol, provavelmente já viu nas embalagens recomendações de não estocar este tipo de recipiente em ambientes muito quentes. Isso tem um motivo: eles podem explodir.

Assim, a recomendação deve ser levada à sério pelos motoristas que costumam carregar “a casa” consigo no carro, especialmente nos dias quentes.

Afinal, você pode até achar que a temperatura ainda não chegou ao extremo, mas elas são potencializadas no interior do carro. Por exemplo, se a temperatura exterior estiver em torno dos 20°C, ela pode chegar a 50 °C dentro do carro.


Ar condicionado

A função básica do ar condicionado é pegar o ar sujo do lado de fora e filtrá-lo. No entanto, quando a manutenção do ar condicionado veicular (limpeza e troca de filtro) não está em dia, a sujeira previamente filtrada acaba sendo liberada para quem estiver no interior do veículo.

A umidade que persiste no interior do ar condicionado, somada ao calor ambiente quando desligado, permite proliferação de bactérias, fungos, bacilos e vírus. No dia seguinte, ao ligar novamente o aparelho, eles serão lançados no espaço confinado do veículo.

Contaminando a pele, as mucosas e os olhos, a evolução para o quadro infeccioso pode aparecer no decorrer dos dias. O resultado pode ser ainda o desenvolvimento de doenças respiratórias graves, como pneumonias.

Fios de tensão

Ficar no carro é um dos lugares mais seguros no caso de chuvas fortes e descargas de raios, segundo os especialistas. No entanto, existe um cuidado que nem todos conhecem.

No caso de um cabo de energia se soltar e atingir o veículo, há pouco risco para quem estiver dentro dele. Mas, se a pessoa tentar sair e colocar o pé no chão, ela pode receber a descarga elétrica. Assim, a recomendação é que a pessoa não saia do carro enquanto o bombeiro (193) não tirar o fio de cima dele.

Além disso, pode ocorrer de uma corrente elétrica passar pelo carro se os pneus entrarem em contato com água com sal ou metais e por isso a recomendação é, mesmo estando dentro do carro, não tocar em nenhuma parte metálica do veículo.

Para quem estiver do lado de fora do carro, não toque nele ou tente entrar.

Veja o vídeo de alerta produzido pela Energisa.



Agora que você já conhece alguns dos perigos, atente-se aos detalhes e faça uma boa viagem!