9 dicas para escolher o seu 0km


IMAGEM: Freepik

Aquele momento em que finalmente conseguirá comprar um carro novo é sempre de extrema felicidade. Afinal, juntar dinheiro suficiente para a compra do veículo ou ter a segurança de que conseguirá cumprir com as parcelas de um financiamento não é tarefa fácil.

Por se tratar de um bem de alto valor – e que possivelmente te acompanhará por anos –, a escolha do melhor veículo, no entanto, requer atenção e cuidados. 

Aqui nós já explicamos o que você precisa considerar na hora de comprar um carro seminovo ou usado. Agora, vamos te ajudar a comprar um automóvel zero quilômetro – o sonho de consumo de muita gente. 

Fique ligado nessas 9 dicas! 

(Algumas delas são válidas para qualquer tipo de aquisição, seja 0km ou usados, mas não devem nunca ser ignoradas)

1. Entenda suas necessidades


Se você busca um carro para atender sua rotina diária, como ir trabalhar ou à faculdade e levar os filhos à escola, é importante ficar atento ao consumo de combustível e à agilidade do veículo no trânsito. Carros econômicos e fáceis de manobrar podem ser boas pedidas. 

Se mora em uma cidade quente, o ar condicionado é indispensável; se precisa de referências para se locomover, talvez seja necessário contar com um computador de bordo. 

Já quem faz uso das rodovias frequentemente precisa priorizar conforto e veículos que representem mais segurança em ultrapassagens. Os aventureiros, que gostam de percorrer estradas de terra, devem optar por modelos com suspensão mais elevada.

2. Número de passageiros


Para conforto de todos, é importante ter em mente o número de pessoas que fazem uso frequente do veículo. Se raramente mais que três pessoas andam ao mesmo tempo no veículo, um modelo compacto é mais que necessário. 

Agora, se quatro ou cinco pessoas regularmente são transportadas, modelos hatch ou sedã, além de minivans ou SUV são indicados. Vale lembrar que as cadeirinhas para crianças ocupam mais espaço que um adulto.

3. Tamanho do porta-malas


A quantidade de pessoas que geralmente são transportadas também incide no tamanho do porta-malas, principalmente se gostarem de viajar. Se a família for grande e ainda tiver que levar carrinho de bebê e brinquedos, vale a pena considerar um automóvel maior. 

4. Estacionamento e garagem


Considere em qual lugar o veículo geralmente fica estacionado e se há algum tipo de restrição relacionada ao tamanho. Garagens residenciais muitas vezes não são projetadas para todos os tipos de veículos e há saídas de prédios em que os carros muito baixos acabam raspando no asfalto.

5. Análise financeira


Apesar de você ter avaliado o teto máximo que pode gastar, é indispensável levar em consideração os gastos do veículo que vão além do valor de compra. Isso porque valores de revisão, de substituição de peças, consumo de combustível, IPVA e seguro variam conforme o modelo e a marca do veículo. 

Na análise financeira, não se esqueça de considerar o histórico de desvalorização do modelo e da marca para eventual revenda. 

6. Pesquise bastante


Depois de avaliar suas necessidades, compare com a ajuda da internet fatores como potência, consumo, espaço e marcas — alguns modelos ou marcas podem ter manutenção mais caras em decorrência das peças. Veja quais são suas prioridades e avalie os carros da categoria no mercado para encontrar aquele que seja funcional e corresponda às expectativas.


As próximas dicas são exclusivas para os carros 0km:



7. Atenção aos “detalhes”


Há alguns itens que podem passar despercebidos pelo comprador, mas é importante ficar alerta. É raro, por exemplo, que o sobressalente tenha marca diferente dos outros quatro pneus, mas pode acontecer. Se você perceber um dano na pintura do carro 0km, um pequeno amassado ou risco profundo, devolva-o. E fique atento com relação ao estofado em couro: é verdadeiro ou sintético?

8. Carro do ano x ano seguinte


Ao chegar os meses finais do ano, as concessionárias começam a comercializar modelos do ano seguinte, mesmo que os do ano em vigor ainda não tenham esgotado. O consumidor fica, portanto, com duas opções diferentes de zero quilômetro para comprar.

Na prática, os modelos do ano em vigência geralmente vêm com opcionais de fábrica mais defasados que os do ano seguinte e, por isso, o preço de venda acaba tendo desconto. Especialistas no assunto apontam, no entanto, que vale a pena adquirir o modelo mais atualizado possível.

9. Revisão


Uma das “vantagens” dos carros 0km são as garantias de fábrica. Se o carro for levado à concessionária para revisão dentro do prazo ou da quilometragem recomendada pelo fabricante, não há como perder essa garantia. Por isso, mantenha-se atento aos prazos e, qualquer dúvida, verifique o manual dentro do porta-luvas. Lá está uma lista com todos os itens a serem executados. Cuidado também para não perder essa garantia por infringir as regras. 


Como pode ver, há inúmeros fatores que devem ser levados em consideração na hora de escolher seu 0km. 

A Ladinho Veículos te ajuda nessa escolha. Nosso grande diferencial é que você decide a marca e o modelo dos sonhos e nós trazemos até você, sem precisar visitar inúmeras concessionárias. Além disso, aqui você encontra as melhores taxas de financiamento do mercado e pode ter o crédito aprovado na hora!