Entenda as diferenças entre os motores e saiba qual tem mais a ver com você

Imagem: Freepik


Para quem está querendo trocar o carro ou adquirir um novo veículo, é mais que imprescindível conhecer todas as funcionalidades possíveis do automóvel. Afinal, as exigências diferem: há aqueles que estão todo dia na estrada, os que só rodam na cidade, aqueles que buscam economia ou os que priorizam agilidade.

A escolha do veículo deve ir muito além de modelo, cor, ano, valor e quilometragem rodada. É necessário avaliar qual deles é mais propício à rotina, levando em consideração, entre outros aspectos, o tipo de combustível, a potência e o consumo do automóvel.

E esses últimos fatores estão atrelados a um dos componentes que requerem maior atenção por parte dos condutores: o motor. Você já deve ter ouvido falar nos termos 1.0, 1.3, 1.4, 1.6, 1.8 e 2.0, não é mesmo? Sabe o que eles significam? As definições são atribuídas aos motores dos automóveis para diferenciar as cilindradas de cada um deles.

O que são cilindradas?


O termo cilindrada é usado porque a combustão de um veículo ocorre exatamente nos cilindros do motor. Quando ar, faísca e combustível entram em contato, ocorre a combustão, fazendo com que os cilindros movimentem os pistões e deem força motriz para mover o veículo. Dessa forma, quanto mais cilindradas, maior será a potência do automóvel – e, consequentemente, maior o consumo de combustível.
As classificações 1.0, 1.3, 1.4, 1.6, 1.8 e 2.0 se referem, portanto, a 1.000, 1.300, 1.400, 1.600, 1.800 e 2.000 cilindradas, respectivamente. Mas, qual dessas potências melhor se encaixa no seu perfil? Para facilitar a escolha, vamos listar os seis tipos de motores e considerar as vantagens e desvantagens de cada um. Acompanhe!

Motor 1.0

Tipo de motor da maioria dos chamados carros populares das montadoras. Como tem menos potência, necessita de menos combustível, sendo o mais econômico quando utilizado no perímetro urbano.

É, portanto, bastante aprovado por quem não costuma percorrer grandes distâncias, precisa de um carro para o dia a dia e prefere um veículo que economize combustível.

Outra característica é que, devido à alta demanda, a produção de peças é grande e os custos de manutenção são mais baixos. A receptividade no mercado também é maior – e é sempre bom já considerar uma posterior revenda!

Ainda com relação à baixa performance, vale lembrar que, antes, os carros 1.0 chegavam ao mercado com potência de 48 cavalos, mas hoje em dia há motores projetados para desempenho de 70 cavalos ou mais – que ganham as denominações de “motor turbo”. Ainda assim, apesar das melhorias por parte das montadoras, os 1.0 continuam sendo os menos potentes em situações que exigem força, como na subida de ruas íngremes, e talvez não sejam a melhor opção para quem resida em cidades situadas em terrenos montanhosos.

Motor 1.3

As montadoras têm apostado em motores com pequeno intervalo de cilindradas. Com potência um pouco maior que os de 1.000 cilindradas, o motor 1.3 também é bastante econômico e, com custo menor de manutenção e fabricação.

Motor 1.4

Esse tipo de motor é ideal para quem quer alinhar potência e economia. Apresenta um bom desempenho – principalmente no comparativo com os 1.0 –, mesmo com uso do ar-condicionado e sem que o consumo de combustível seja muito elevado.

É a melhor escolha para quem quer investir um pouco mais de dinheiro, mas ainda se atém à economia do dia a dia.

Motor 1.6

Os veículos com motores de 1.600 cilindradas são mais potentes, têm melhor arranque, oferecem ultrapassagens mais ágeis e trocas de marcha mais eficientes. São bastante procurados por quem considera prioritário um veículo com melhor performance, mesmo que o consumo de combustível seja mais alto.

Motor 1.8

Geralmente utilizado em veículos esportivos e de porte médio, o motor 1.8 é ideal para quem busca um carro com melhor desempenho para enfrentar estradas de médias e longas distâncias. Não é muito recomendado para quem circula mais no perímetro urbano.

Apesar de não serem econômicos, não deixam a desejar quando o assunto é potência e devem ser considerados por aqueles que gostam de viajar para lugares mais distantes.

Motor 2.0

Esse é o motor com melhor performance, proporcionando excelente potência, grande agilidade e desempenho tanto em ultrapassagens quanto em ladeiras e outras manobras. Quem tem o hábito de viajar e não abre mão de um veículo com alto desenvolvimento, deve priorizar os modelos com motor 2.0.

Os pontos negativos, no entanto, estão associados ao custo maior na aquisição do veículo e ao alto consumo de combustível.

Agora que você já conhece a diferença entre os carros do 1.0 ao 2.0, avalie o que mais importa para você: potência ou economia? Aqui na Ladinho Veículos temos automóveis com todos os tipos de motor e podemos te ajudar na sua decisão!