Segurança no trânsito: a importância de ver e ser visto

Foto: freepik

Você já deve ter ouvido, em algum momento de sua vida, que no trânsito é preciso dirigir por você e pelos outros. Em outras palavras, isso significa dirigir de forma preventiva, ou seja, saber que ter responsabilidade e consciência no trânsito são fatores determinantes para que acidentes e outros problemas mais graves não coloquem em risco a vida do motorista, dos passageiros e pedestres.

Sabendo disso, definiu-se como tema da campanha Maio Amarelo para o mês de agosto a “Comunicação em trânsito - A importância de ver e ser visto”. O objetivo é mostrar que trafegar com segurança requer não só da capacidade do condutor ver o que está a sua volta, mas também de ser visto pelos demais. Isso porque, a falta de visibilidade, de ver o que está na pista a tempo de tomar as decisões adequadas, por exemplo, é um das causas de acidentes.

Mas quais os principais cuidados que devem ser tomados na hora de encarar o volante? Para te ajudar, a Ladinho Veículos criou uma lista com algumas recomendações de atitudes indispensáveis para que você possa ver e ser visto no trânsito. Confira!

Uso correto da seta

Quando estamos em trânsito, compartilhamos as vias com outras pessoas, que podem estar a pé, de carro, de moto, de bicicleta, etc. Desse modo, o uso correto da seta se torna indispensável para que essa convivência seja harmônica, já que no trânsito ela é uma forma de transmitir uma mensagem.

Assim, sempre que você for tirar o seu carro do curso que ele está, utilize a seta. Seja para sinalizar ultrapassagens, conversões, mudanças de faixa, retornos, desvio de obstáculo ou uma parada, o uso da seta é obrigatório!

Regulagem dos espelhos retrovisores

Uma das regras para a direção defensiva é que o condutor tenha uma postura de atenção difusa, isto é, ele precisa estar focado naquilo que está fazendo e atento a tudo o que acontece à sua volta. Daí a importância dos retrovisores, que devem ser mantidos em posições estratégicas e em perfeito estado.

Aliás, a recomendação dos especialistas para melhorar a visibilidade é realizar as regulagens dos espelhos retrovisores — tanto do central, como dos laterais — para reduzir ao máximo os pontos cegos do veículo.

Luz certa em caso de neblina

Em situação de neblina, quando a visibilidade pode ser altamente comprometida, o mais recomendado é reduzir a velocidade, acender a luz baixa e o farol de neblina. Agora, se a via estiver com pouca iluminação, o farol alto pode ser usado desde que não haja outros veículos transitando no local.

Uso de reflexivos

No caso de motociclistas e ciclistas, além das luzes e sinais, o uso de reflexivos nas motos e nas roupas pode fazer a diferença entre ser ou não visto no trânsito, sobretudo à noite.

E você, pronto para adotar uma postura mais consciente no trânsito? Seguindo essas dicas da Ladinho Veículos você estará não apenas zelando por sua segurança, mas transformando o trânsito em um lugar mais agradável para todos!