Acidentes no trânsito: é possível eliminá-los?

Foto: Freepik
A campanha Maio Amarelo de 2019 terá programação o ano todo aqui no blog! Com a intenção de chamar a atenção das pessoas para a segurança no trânsito, todo mês teremos um assunto tratado que te ajudará a evitar problemas futuros. A abordagem deste mês são os riscos de acidentes. 
De modo geral, no Brasil, o número de mortes em acidentes de trânsito por estado teve como líder o Piauí, com 36,62 a cada 100 mil habitantes em 2015. Nas três posições seguintes, ficaram o Tocantins, com 36,10, Roraima com 32,83 e o Mato Grosso, com 32,34. Esse último estado, por exemplo, teve sua receita de 2016, que foi de R$16 bilhões, superada quando o assunto é o impacto econômico dessas ocorrências. Segundo a análise, realizada pela Diretoria de Análises de Políticas Públicas da Fundação Getúlio Vargas (FGV DAPP), o gasto com mortes e ferimentos de vítimas de trânsito no país ficou na casa dos R$19 bilhões em 2015. 

Principais causas 

Os acidentes de trânsito podem ser causados por diversos fatores distintos, mas a embriaguez por álcool ainda é uma das principais causas. A lei 11.705, conhecida como Lei Seca, foi sancionada em 2008. Na época, o SIM (Sistema de Informações de Mortalidade) registrou 38.273 óbitos por essa causa no ano. Até 2017, quase 10 anos depois, houve queda, porém os dados ainda apontavam 32.615 casos. Por isso, há pouco mais de um ano, a lei federal foi alterada tornando mais rígidas as penalidades aos causadores de acidentes sob efeito de bebidas alcoólicas. Agora, a pena de 2 a 4 anos de prisão foi para 5 a 8 anos, sem chance de conversão para serviços prestados, além da já conhecida suspensão do direito de dirigir.
Através da análise, nota-se também que o número das motocicletas sobe a cada ano. Isso contribui negativamente para as estatísticas, sendo elas o tipo de veículo que mais se envolve em acidentes fatais. Infelizmente, seus condutores estão mais vulneráveis ao impacto devida às condições desses veículos. Além disso, outros motivos como mal comportamento dos motoristas e uso inadequado dos acessórios de proteção geram conflitos graves no trânsito.
De acordo com uma pesquisa feita pelo Ministério dos Transportes, Portos e Aviação sobre Segurança nas Rodovias Federais, no entanto, mais da metade dos acidentes são causados pela falha humana. O desrespeito e a falta de atenção predominam com 53% das causas. O primeiro envolve não só a ingestão de álcool já citada, como a desobediência às normas de trânsito. O segundo, abrange a sonolência e a falta de atenção como causador dos conflitos.

Como se prevenir desses acidentes?

Carona: excelente opção para quem bebeu numa festa ou não teve uma boa noite de sono e não está em condições de pegar a direção. Seja com algum amigo sóbrio ou através de aplicativos, pedir que outra pessoa conduza o veículo é o melhor modo de garantir sua segurança e da sociedade também, pois o trânsito é para todos.
Acessórios de segurança: usar o cinto de segurança é indispensável quando se fala em trânsito seguro. Nunca se sabe o que pode acontecer durante o tráfego. No caso das motocicletas, uso de um bom capacete e do que mais puder garantir a integridade do condutor em caso de conflitos é uma maneira de se proteger.
Calma: todos sabemos que o trânsito não é o lugar mais tranquilo que existe. Numa sexta-feira em horários de pico, nem se fale. Porém, manter a calma e o bom senso é promover o bem estar próprio e de quem mais está nas vias públicas. Tanto fora do veículo como dentro, em caso de automóveis, é preciso serenidade para garantir a atenção que o momento exige. Crianças e animais em seus devidos lugares contribuem para uma viagem segura, enquanto compreensão e gentileza com os demais condutores e com pedestres podem salvar vidas.
Respeito às leis: em suma, cumprir com as exigências da legislação brasileira de trânsito significa mais que “meio caminho andado”. Veículos e acessórios em boas condições, postura quanto aos limites de velocidade e plena integridade física e psicológica diminuem, significativamente, os riscos de acidentes nas vias públicas. É o respeito à vida e ao direito de ir e vir sendo garantido a todos.
Essas dicas podem salvar vidas! Lembrando que a abordagem deste ano na campanha é justamente ouvir conselhos, hein? Não deixe de acompanhar o conteúdo do blog da Ladinho Veículos. A segurança de todos no trânsito é uma de nossas preocupações!