Meu carro saiu de linha. E agora, o que eu faço?


Ao contrário do que você possa estar imaginando, essa não é uma questão de vida ou morte. Tudo depende do ponto de vista e dos objetivos do proprietário ou do comprador.


A Ladinho Veículos possui um dos maiores estoques de carros seminovos e usados da região de Registro (SP). A rede é conhecida também por aceitar a troca de veículos em qualquer negociação, e aqui colocar o carro fora de linha na negociação não é exatamente um problema.

“Apesar do veículo fora de linha ter uma desvalorização um pouco maior, há modelos no mercado que são bastante procurados, como o Celta”, salienta Isys Cristina Souza, consultora de vendas da rede. “Aceitamos bem esses veículos pois o que se considera na avaliação e momento da troca é o estado de conservação e a procura na revenda”, conclui.

Assim, esteja você pensando em comprar ou vender um carro que saiu de linha ou está prestes a isso, continue lendo esse artigo para saber o melhor caminho a seguir.

Dicas para quem pretende COMPRAR um carro:


- Quando um carro tem sua produção encerrada é natural a sua desvalorização seja maior que a dos demais. Estima-se que enquanto os fabricados desvalorizam em torno de 10 a 15% ao ano, os que deixaram de ser produzidos perdem em torno de 20 a 22% nesse período. A boa notícia é que para quem dispõe de um investimento mais baixo para adquirir um carro esse cenário abre um leque de oportunidades. Lembre-se que do outro lado da moeda estão as pessoas que querem se livrar do veículo para adquirir um modelo atualizado;

- Se você tem a intenção de revender o carro por um bom preço no futuro e até fazer um dinheiro com isso, provavelmente essa não seja a melhor das escolhas;

- Outro ponto negativo ao se adquirir um carro fora de linha é que fica cada vez mais difícil conseguir peças para a manutenção. Saiba, porém, que as montadoras são obrigadas por lei a continuarem produzindo as peças dos carros fora de linha por 10 anos. Pode acontecer no entanto delas não conseguirem suprir a demanda. Assim, se você decidiu que o carro fora de linha cobre as suas necessidades, busque aqueles que tenham a mecânica compatível com um modelo fabricado;

- Aproveite a oportunidade de adquirir um carro com preço abaixo da tabela para investir em modelos mais completos. Além disso, opte por veículos bem conservados, afinal esse é sempre um item de valorização, independentemente de outras situações.

Dicas para quem pretende VENDER um carro:


- Você sabia que ao mesmo tempo em que o carro desvaloriza ao sair de linha, pode ser muito mais fácil vendê-lo? No momento atual do ramo de usados, há carros fora de linha mais vendidos do que os que ainda são produzidos. Portanto, está aí uma grande oportunidade de fazer um negócio rápido envolvendo o seu veículo e logo adquirir um modelo em produção, se esse é o seu desejo;

- Se você se preocupa muito com a desvalorização do veículo, fique atento ao mercado automobilístico: não é difícil perceber quando algum modelo pode estar em fim de linha. Geralmente a gama começa a ser enxugada, com versões saindo de cena e é comum que um novo modelo com características semelhantes já tenha sido lançado. Um exemplo: o Volkswagen Fox, que aos poucos vem sendo ofuscado pelo novo Polo.

- A boa conservação é sempre um item de valorização, independentemente de outras situações. Por isso, cuide bem do seu carro, sempre. Faça revisões regulares, não deixe-o exposto ao sol ou chuva constantemente para evitar desbotamento e amassados, dentre outros cuidados.

- Ao final, se você tem um modelo que está prestes a sair de linha e não deseja que a desvalorização afete seu bolso, o ideal é que vá até uma concessionária de confiança e verifique qual a melhor avaliação na possível troca. “Mas, se não se preocupe tanto com esse fato. Se seu carro te faz feliz, cuide bem dele que faremos uma boa oferta no momento em que precisar fazer a troca, seja ele quando for”, orienta a consultora de vendas da Ladinho.

Por que um carro sai de linha?


Antes de qualquer decisão, saiba que o fato do seu veículo estar saindo de linha não significa que ele é ruim. Vários fatores influenciam na decisão das montadoras. Dentre eles:

- Desejo de inovar ou tentar superar com o modelo novo;

- Queda de vendas e popularidade;

- Dar espaço para fabricação de outros automóveis;

Confira o motivo pelo qual esses modelos saíram de linha no Brasil nos últimos 12 meses:















Fiat Palio: foi substituído pelo Mobi, que passou a ser o veículo de entrada da marca.















Chevrolet Captiva: deu lugar ao novo SUV da GM, o Equinox.















Jac J2, J3 e J3 Turin: retirada do Mercado fez parte de uma mudança no portfólio da montadora JAC Motors, que passou a priorizar os utilitários-esportivos;

















Volkswagen Fusca: fim das vendas se deu por motivos estratégicos da montadora alemã para o mercado brasileiro.














Renault Fluence: o carro era mais comercializado para empresas e frotistas, tendo poucas vendas no geral.













Renault Clio: deu lugar para o novo Kwid.



Esperamos que esse artigo tenha aberto a sua mente para a questão dos carros for a de linha. Se restou alguma dúvida, entre em contato com a nossa equipe, que está totalmente ao seu dispor.