Descubra o modelo de carro ideal de acordo com a categoria

Foto: freepik | prostooleh

Uma das sensações mais gostosas da vida certamente é comprar um carro, seja ele zero quilômetro, seminovo ou usado. Mas a escolha do veículo não é tão simples assim — a não ser que você já tenha em mente o tipo, marca e modelo dos seus sonhos.

Isso porque hoje existem no mercado muitos tipos diferentes de carro. E não é difícil se perder entre os que trazem mais conforto, os que são mais estáveis ou os que são mais econômicos. Isso sem contar intensidade de uso e design, por exemplo.

São muitas as possibilidades. Mas você sabe qual é o modelo de carro que melhor se encaixa no seu perfil? Uma dica é começar pela categoria. Vamos listar as mais comuns e quais fatores devem ser observados para que você possa responder a essa pergunta.

As 5 principais categorias de carros

Os carros são classificados de acordo com uma série de características: número de portas, potência de motor, estrutura do veículo, tamanho, etc. São esses detalhes que possibilitam a divisão em 5 principais categorias para atender o perfil de cada consumidor. São elas:

Hatch


O hatch é considerado o carro mais popular. Como os modelos geralmente são mais leves, os motores são menos potentes e, consequentemente, são mais econômicos no consumo de gasolina. Portanto, é a categoria preferida para quem faz uso diário do veículo no perímetro urbano. Por ser compacto, garante facilidade nas manobras e para estacionar. 

O hatch tem dois volumes, ou seja, há apenas uma divisão entre o espaço reservado aos passageiros, ao motor e ao local do bagageiro.

O lado negativo é que o espaço no porta-malas não é tão grande no comparativo com outras categorias e o espaço interno para os passageiros acaba não sendo tão confortável. 

Sedan

O sedan é um dos principais segmentos do País e também o queridinho dos brasileiros. Diferentemente do hatch, ele tem sua carroceria dividida em três partes. A última, que é a traseira, é mais volumosa e projetada que nos outros carros.

Isso significa que o porta-malas é mais amplo que o de um hatch. E este é um dos grandes atrativos deste tipo de carro.

Os sedans têm capacidade para transportar cinco pessoas e garantem bom espaço interno. O conforto dos espaços traseiros é um destaque. Outras vantagens dessa categoria são a boa estabilidade na direção e o bom desempenho do motor, superior ao de um hatch. 

Isso tudo resulta em valor de aquisição mais alto e preço mais elevado do IPVA. Outra desvantagem do sedan é que seu comprimento pode ser um entrave na hora de estacionar. Além disso, é sempre importante saber se o tamanho da vaga de garagem comporta o tamanho do veículo. 

Perua/Wagon

Essa categoria de veículos também é dividida em duas partes: o motor e a cabine — assim como o hatch. Mas as semelhanças param por aí. 

A perua/wagon tem um porta-malas maior e de fácil acesso. Inclusive, a principal característica desse tipo de veículo é a janela traseira que compõe a tampa do porta-malas. 

São modelos geralmente vendidos para famílias. Para viagens de longa duração, são ótimos por oferecer comodidade e espaço no porta-malas.


Picape

Para quem não sabe, os veículos utilitários são aqueles que servem para transportar tanto pessoas quanto mercadorias. Os originais possuem a carroceria aberta — que é o caso da picape.

Esta categoria tem veículos grandes e resistentes e que suportam terrenos irregulares e condições adversas de direção.


SUV


Os sport utility vehicles (SUV) — veículos utilitários esportivos — são modelos de utilitários que possuem porta-malas cobertos (diferente dos originais, as picapes). O bagageiro é integrado à estrutura da carroceria, porém projetado para além do eixo traseiro.

Outra diferença com relação às picapes é que os SUVs são mais usados no meio urbano. Isso não significa que não tenham a força dos utilitários originais, mas o design é mais atraente.

São bastante vendidos para pessoas que gostam de aventura e mesclam a vida urbana da cidade com viagens a lazer no campo ou praia.

Agora você já sabe quais são as principais características das categorias mais comuns de veículos. Mas atenção: as categorias estão cada vez mais misturadas. Há uma mescla de compacto com utilitário esportivo no mercado, há o chamado sedan de dois volumes e meio, há vários tipos de sedan e hatchs, e por aí vai.

Então, se apesar dessa “ajudinha” ainda lhe restarem dúvidas para responder qual o modelo se encaixa mais no seu perfil, passa na Ladinho que nossa equipe está pronta para lhe ajudar!