Os principais mitos x verdades sobre o universo automobilístico

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Que atire a primeira pedra quem nunca acreditou em um mito que se propaga pelos anos e passa de geração para geração. No universo automobilístico, inclusive, há inúmeras histórias que nos colocam em dúvida: será que isso é verdade ou mito?

Não tem dia melhor para desvendar esses “mistérios” que o Dia da Mentira. Então confira 15 mitos x verdades que selecionamos sobre as mais variadas temáticas que envolvem os carros.

1. Todos os carros precisam adotar a placa Mercosul.

Mito. A adoção do novo padrão de identificação, segundo a Resolução 780/19 do Contran, é apenas para carros novos, casos de transferência de propriedade ou município/estado, casos de perda ou de dano na chapa.

2. Não é mais possível identificar quando um veículo é de coleção.

Mito. Não há mais placas pretas no novo padrão, mas os carros com placa de coleção são identificados pelos caracteres na cor cinza. 

3. Posso escolher a combinação de números e letras das placas.

Verdade. O consumidor recebe uma lista de placas que poderá utilizar no veículo.

4. É preciso esquentar o carro antes de sair.

Mito. Isso já foi verdade em algum momento, quando os veículos movidos a álcool tinham afogador e carburador. Mas já faz mais de 15 anos que os automóveis fabricados possuem sistema de gerenciamento eletrônico e não precisam de temperatura elevada para trabalhar.

5. Descer o carro no ponto morto economiza combustível.

Mito. Aliás, é o contrário: descer na “banguela” aumenta o consumo de combustível porque o sistema de injeção eletrônica entende que o carro está em marcha-lenta, o que resulta em mais combustível. Além disso, essa ideia não é segura porque a função freio motor fica desligada.

6. Chiado significa freio com problema.

Mito. O barulho geralmente está relacionado à confecção das pastilhas de freios e à sujeira, mas fique atento ao período de revisão dos freios para não haver problemas.

7. Em carros flex, usar um só combustível pode viciar o motor.

Mito. O sensor lambda é responsável por informar ao módulo de injeção de combustível se há uma mistura e se ela está adequada ou não.

8. Motor flex tem desempenho pior.

Verdade. Na comparação com um motor calibrado com apenas um tipo de combustível, os flex ficam atrás em termos de desempenho e consumo.

9. Andar com o tanque na reserva é prejudicial.

Verdade. E não importa se é etanol ou gasolina. O combustível que fica no fundo do tanque tende a ter sujeira e levar impurezas ao motor, podendo prejudicar o desempenho e provocar complicações como a queima da bomba de combustível.

10. Quanto mais pesado estiver o carro, maior será o consumo de combustível.

Verdade. Em boa parte dos carros, esse consumo aumenta 1% a cada 50 quilos.

11. O correto é atravessar as lombadas com o carro na diagonal. 

Mito! Fazer esse movimento pode provocar torção no monobloco e sobrecarga nos amortecedores. O ideal é atravessar a lombada com as duas rodas na perpendicular, pois a suspensão dos carros atua nesse momento protegendo as peças.  

12. Carro novo precisa ser “amaciado”.

Verdade. A tecnologia fez com que esse tempo diminuísse no comparativo com carros mais antigos, mas ainda é necessário o amaciamento. As montadoras falam no manual do proprietário para os motoristas evitarem fortes acelerações, geralmente entre 1 mil a 3 mil quilômetros.

13. Veículos nas cores branca, prata e preta são mais fáceis de vender.

Verdade. O motivo é porque esses tons são “puros”, sem variação de cor, e têm boa aceitação entre praticamente todas as pessoas.

14. Na hora da venda, quilometragem é o que mais importa.

Mito. A quilometragem de um carro usado importa, mas não é o fator preponderante. A avaliação deve levar em conta manutenção do veículo, preço de mercado, ano, opcionais, etc.

15. É mais vantajoso comprar um seminovo após os dois primeiros anos do modelo.

Verdade. É nos dois primeiros anos que acontece a desvalorização mais acentuada do automóvel e algumas marcas ainda oferecem tempo de garantia de fábrica maior que esse período.

É claro que há ainda muitos outros mitos e verdades que rondam o universo — e o mercado — automobilístico. Elencamos aqui os principais, mas estamos à disposição para sanar todas as suas dúvidas. Fale com a Ladinho.